Corpo de Bombeiros Militar atua desde 2002 em Catanduvas

Conta com Bombeiros Comunitários e sete Bombeiros Juvenis


Por Catanduvas Online

06/09/2018 16:32



img


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, criado em 26 de setembro de 1926, possui um efetivo de 2.686 (dois mil seiscentos e oitenta e seis) bombeiros militares e está presente em todo estado com 135 (cento e trinta e cinco) unidades.

 

A corporação atua em diversas áreas, com destaque para a prevenção de sinistros e combate a incêndios, busca e salvamento terrestre, aquático e aéreo, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar, perícia de incêndios, emergência com produtos perigosos e resposta a desastres, incluindo a ajuda humanitária após eventos de grande impacto às comunidades.

 

O atual Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar é o Coronel BM João Valério Borges.

 

Cabe registrar que de janeiro de 2010, quando foi criado o Batalhão de Operações Aéreas, até agosto de 2018, as aeronaves realizaram 7.174 (sete mil cento e setenta e quatro) salvamentos em ocorrências de alta complexidade.

 

Breve Histórico

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado pela então Força Pública, hoje Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. A instalação foi efetivada oficialmente em 26 de setembro de 1926, no comando do Coronel PM Pedro Lopes Vieira, e com o apoio do governador Adolfo Konder e neste ano completa 92 anos de existência.

 

Comandada pelo então 2º Tenente Waldemiro Ferraz de Jesus, a Seção de Bombeiros de Santa Catarina foi instalada na rua Tenente Silveira em Florianópolis, e contava com 27 elementos e um oficial da Força Pública.

 

A primeira expansão ocorreu em 13 de agosto de 1958 para o interior do Estado, com a instalação de uma Estação de Bombeiro na cidade de Blumenau.

 

Na década de 60, foi criado o serviço de Salvamento Aquático, para oferecer segurança às pessoas que, em número cada vez maior, procuravam as praias do litoral catarinense.

 

Em 1983, na cidade Blumenau, iniciou a implantação do serviço de socorro pré-hospitalar, realizado por bombeiros socorristas.

 

Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional 033/2003, o Corpo de Bombeiros Militar deixa de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir dessa data o Corpo de Bombeiros Militar adquire o status de corporação autônoma.

 

O Corpo de Bombeiros de Catanduvas foi inaugurado no ano de 2002, conta atualmente com 05 viaturas, sendo um auto bomba tanque para resgate e combate a incendio, duas ambulancia para atendimento de primeiros socorros e duas viatura administrativos para realizar de vistorias. Seu efetivo atual e de nove Bombeiros Militares e 4 Bombeiros Contratados Profissionais, cedidos pelas prefeituras de Catanduvas, Vargem Bonita e Jaborá. Conta ainda com 26 Bombeiros Comunitários que auxiliam nos atendimentos e sete Bombeiros Juvenis. O Quartel e comandado pelo sargento Ironi Antunes de Oliveira deste o dia 18 de setembro de 2015.

 

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar continua atuando com excelência em território catarinense, modernizando as suas viaturas, equipamentos e materiais e investindo na formação e atualização do seu efetivo.

 

Este é o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – 92 anos Salvando vidas e construindo comunidades mais seguras!

 

Assessoria