Corpo de Bombeiros Militar atua desde 2002 em Catanduvas
Conta com Bombeiros Comunitários e sete Bombeiros Juvenis

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, criado em 26 de setembro de 1926, possui um efetivo de 2.686 (dois mil seiscentos e oitenta e seis) bombeiros militares e está presente em todo estado com 135 (cento e trinta e cinco) unidades.
A corporação atua em diversas áreas, com destaque para a prevenção de sinistros e combate a incêndios, busca e salvamento terrestre, aquático e aéreo, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar, perícia de incêndios, emergência com produtos perigosos e resposta a desastres, incluindo a ajuda humanitária após eventos de grande impacto às comunidades.
O atual Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar é o Coronel BM João Valério Borges.
Cabe registrar que de janeiro de 2010, quando foi criado o Batalhão de Operações Aéreas, até agosto de 2018, as aeronaves realizaram 7.174 (sete mil cento e setenta e quatro) salvamentos em ocorrências de alta complexidade.
Breve Histórico
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado pela então Força Pública, hoje Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. A instalação foi efetivada oficialmente em 26 de setembro de 1926, no comando do Coronel PM Pedro Lopes Vieira, e com o apoio do governador Adolfo Konder e neste ano completa 92 anos de existência.
Comandada pelo então 2º Tenente Waldemiro Ferraz de Jesus, a Seção de Bombeiros de Santa Catarina foi instalada na rua Tenente Silveira em Florianópolis, e contava com 27 elementos e um oficial da Força Pública.
A primeira expansão ocorreu em 13 de agosto de 1958 para o interior do Estado, com a instalação de uma Estação de Bombeiro na cidade de Blumenau.
Na década de 60, foi criado o serviço de Salvamento Aquático, para oferecer segurança às pessoas que, em número cada vez maior, procuravam as praias do litoral catarinense.
Em 1983, na cidade Blumenau, iniciou a implantação do serviço de socorro pré-hospitalar, realizado por bombeiros socorristas.
Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional 033/2003, o Corpo de Bombeiros Militar deixa de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir dessa data o Corpo de Bombeiros Militar adquire o status de corporação autônoma.
O Corpo de Bombeiros de Catanduvas foi inaugurado no ano de 2002, conta atualmente com 05 viaturas, sendo um auto bomba tanque para resgate e combate a incendio, duas ambulancia para atendimento de primeiros socorros e duas viatura administrativos para realizar de vistorias. Seu efetivo atual e de nove Bombeiros Militares e 4 Bombeiros Contratados Profissionais, cedidos pelas prefeituras de Catanduvas, Vargem Bonita e Jaborá. Conta ainda com 26 Bombeiros Comunitários que auxiliam nos atendimentos e sete Bombeiros Juvenis. O Quartel e comandado pelo sargento Ironi Antunes de Oliveira deste o dia 18 de setembro de 2015.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar continua atuando com excelência em território catarinense, modernizando as suas viaturas, equipamentos e materiais e investindo na formação e atualização do seu efetivo.
Este é o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – 92 anos Salvando vidas e construindo comunidades mais seguras!
Assessoria
Últimas notícias
Bucliodonto agora é Odonto Excellence!
Sexta-feira será de chuva volumosa e risco de alagamentos em cidades de SC
Sarau Cultural está na Programação da IX Festa do Chimarrão
VIII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense
Chuva forte alaga ruas, inunda casas e deixa famílias desabrigadas