Câmara do Movimento SC pela Educação se reúne em Joaçaba

Membros debateram atuação em ações e conheceram boas práticas


Por Catanduvas Online

05/09/2018 13:53



img


A tarde da terça-feira (04) foi de encontro dos membros da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, da região Centro Oeste, para debater temas importantes.

 

A reunião ocorreu no SESC de Joaçaba e entre os assuntos estavam o Prêmio Santa Catarina pela Educação - que contou com sete iniciativas inscritas e a premiação da Prefeitura de Luzerna na categoria Educação Profissional do Trabalhador. "Isso demonstra que, de fato, os atores estão realmente estão envolvidos e engajados pela causa da educação”, destaca a coordenadora da Câmara Regional, Rosane Kunen.

 

 

Outro assunto debatido no encontro foi a atuação dos Jovens Embaixadores na região que desenvolvem ações em modo de Grêmio Estudantil em escolas e levam ações as unidades.

 

Também foram atualizados os status das ações do "Projeto Eu Voluntário”, que colabora para o desenvolvimento de ações nas escolas da região, visando melhorar a qualidade do ensino. Estão sendo desenvolvidas seis ações em educandários da região e outras 10 em andamento. Com cerca de 100 voluntários cadastrados.

 

Além de apresentado o Curso Educação Integral, Série “Educação Integral para o Século XXI”, com inscrições gratuitas pelo site www.santacatarinapelaeducacao.com.br/iniciativas/professores.html. O curso foi desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a FIESC e FECOMÉRCIO. A Série é composta por três cursos online que somam 140 de estudos. O curso está disponível em duas temáticas:  Educação Integral: contextos, princípios e propósitos e Leitura e Produção Textual na perspectiva dos Multiletramentos.

 

A reunião teve ainda apresentação de boas práticas da Gerência de Educação (Gered), por meio da  integradora de ensino Janete D'Agostini, que pontuou as ações, programas e projetos desenvolvidos em 24 escolas estaduais da região Meio Oeste, que atende mais de 4,6 mil alunos. Foi destacado por ela projetos desenvolvidos no Presídio Regional, CASEP e clínicas que transformando a realidade escolar. E todos saíram inspirados da reunião, que também contou com a participação da professora Daiana Antunes, professora e diretora de creche em Joaçaba, autora e ilustradora do livro "Theo e o segredo da professora Lia", ela contou aos membros experiência de criar a obra e compartilhou sobre os desafios da educação.

 

De acordo com vice-presidente da FIESC, para o Centro Oeste, Márcio Luíz Dalla Lana a reunião da Câmara Regional vem reunindo cada vez mais membros e motivando mais colaboradores a fim de elevar o índice de escolaridade na região. “Os membros tem se mostrado estimulados e cada mais empenhados a contribuir para a melhoria da escolaridade dos nossos trabalhadores. O Movimento vem crescendo e deixa a todos otimistas”, pontua.

 

Ao fim do encontro os membros receberam do vice-presidente um exemplar do livro que aborda a história do Movimento SC pela Educação. A obra "Movimento Santa Catarina pela Educação: por uma agenda comum pela Educação para o Mundo do Trabalho" conta o histórico da iniciativa criada pela FIESC em 2012, quando ainda se chamava A Indústria pela Educação. Os desafios propostos são que todos os trabalhadores da indústria possuam educação básica completa até 2024 e educação profissional compatível com a função exercida. Mais à frente, com a adesão das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc) e da Agricultura (Faesc), os mesmos desafios foram propostos aos trabalhadores destes setores.

 

Paula Patussi