Sicredi Norte RS/SC promove Educação Financeira


Por Catanduvas Online

05/09/2018 14:48



img


Alunos de Luzerna

 

Orientar as pessoas quanto ao uso adequado dos seus recursos financeiros, é uma das maneiras do Sicredi colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e comunidade, realizando nas diversas localidades onde está presente ações que promovam o equilíbrio econômico e que visem à conscientização sobre o papel do planejamento para a vida financeira.

 

Através do Programa de Educação Financeira, a Sicredi Norte RS/SC oferece informação e orientações para que as pessoas possam adquirir os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos em relação ao dinheiro, e então, fazer escolhas bem embasadas e adotar ações que melhorem o seu bem-estar.

 

Para a associada Loeri Patzlaff, de Marcelino Ramos, “a palestra de educação financeira proferida pelo Sicredi, foi muito significativa, pois pude perceber que cometemos muitos erros banais no dia a dia em relação aos nossos gastos, que nunca devemos agir por impulso devendo pensar se é necessário e dialogar sobre o assunto com a nossa família. Vou colocar todas as dicas em pratica no meu dia a dia.”

 

Para Alessandro Luis Serafini, Secretário de Educação de Erval Grande, o Programa de Educação Financeira do Sicredi é muito importante dada a complexidade do tema abordado. Trazer a temática de incentivo à educação financeira é estimulante para todos, não só para os alunos, mas também para toda a comunidade. ”

 

Dicas para uma vida financeira saudável:

 

* Eduque-se financeiramente: não é porque lidamos com o dinheiro desde pequenos que não precisamos dedicar tempo a isso. É comum pensar que sabemos mais sobre o uso do dinheiro do que realmente sabemos.

* Faça um diagnóstico: tirar uma fotografia da sua vida financeira hoje para saber aonde vai cada centavo do seu dinheiro, é como se fosse fazer uma faxina financeira na sua casa.

* Sonhe. Mas tão importante quanto sonhar é realizar. Transforme os sonhos em projetos: saiba aonde quer chegar, internalize a visão de futuro, dimensione metas claras e objetivas, estabeleça etapas intermediárias

* Faça orçamento: Orçar é registrar o que ganho, subtrair o valor investido na realização dos sonhos e adequar o saldo ao meu padrão de vida.

* Faça essas três perguntas antes de comprar: Posso? Preciso? Pra quê? Necessidade é diferente de desejo. Saiba diferenciá-los.

* Tenha o hábito de poupar. Manter uma reserva financeira é fundamental para realizar sonhos, precaver-se de eventos inesperados, além de proporcionar maior tranquilidade hoje e ao se aposentar.

 

Assessoria