Religiosas dedicam-se ao cuidado de idosos em Erval Velho


Por Catanduvas Online

19/08/2018 20:01



img


Uma linda história de amor, dedicação e cuidado com o próximo. É desta forma que as religiosas Ana, Beatriz e Eva dedicam-se ao cuidado com os idosos no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Erval Velho. As religiosas fazem parte da Congregação Filhas de São Camilo e desenvolvem suas atividades com o apoio de mais 26 colaboradores contratados.

 

Atualmente são 28 idosos de toda a região meio-oeste catarinense atendidos pela unidade de saúde. De acordo com Irmã Eva, todos possuem algum tipo de dificuldade e necessitam de apoio seja para a alimentação, necessidades especiais e locomoção. A manutenção do Hospital é feita por meio da colaboração das famílias e de doações que, frequentemente são entregues no local. “Recebemos alimentos, roupas, vários mantimentos que colaboram com a manutenção deste lindo projeto social”, afirmou Irmã Eva.

 

Segundo a Irmã, a vocação para o cuidado com os idosos é inovadora na região. “As pessoas estão vivendo mais, as famílias estão diminuindo e muitos idosos sofrem com essa realidade. Enquanto esperávamos uma resolução sobre o futuro do nosso Hospital mudamos a estratégia e passamos a atender somente pessoas com mais idade recebendo o apoio e acompanhamento das famílias que, por muitas vezes não possuem as condições necessárias para o cuidado com os nossos queridos idosos”, explicou.

 

Nesta semana, o Bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Frei Mário Marquez, realizou uma visita ao Hospital e se emocionou com o trabalho realizado. “Parabenizo as Irmãs e todos os colaboradores pela intensa dedicação aos nossos idosos que aqui estão sendo cuidados. Realmente, é uma emoção muito grande passar pelos quartos e ver a alegria destes senhores e senhoras com a atenção e carinho que recebem diariamente”, disse.

 

A visita de Dom Mário aconteceu em virtude do Mês Vocacional, celebrado pela Igreja Católica em unidade no mundo todo. Neste sentido, as Irmãs Filhas de São Camilo são o exemplo fidedigno dessa realidade. Atualmente, são três religiosas que dedicam-se ao cuidado do próximo: Irmã Ana Pastore é natural de Santa Catarina e está há 34 anos na Congregação, Irmã Eva Muczinski natural do Mato Grosso e com 15 anos de congregação e a Irmã Beatriz Sousa natural da Bahia com 04 anos de dedicação à vida religiosa.

 

Projeto de ampliação do Hospital

 

Em virtude da mudança de vocação do Hospital, haverá uma reestruturação no projeto de ampliação do Hospital para que seja aprovado pela Vigilância Sanitária. Conforme Irmã Eva, essa ampliação será importante para aumentar o número de leitos e, naturalmente, o número de idosos que são atendidos pela equipe de religiosas e colaboradores da unidade de saúde. A expectativa é de que as obras sejam retomadas ainda em 2018.

 

Os interessados em colaborar podem fazer uma visita no Hospital ou entrar em contato pelo telefone (49) 3542-1111.

 

Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pascom



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/