Ônibus lilás contempla municípios da ADR Joaçaba


Por Catanduvas Online

05/07/2018 17:04



img


O ônibus itinerante do programa “Mulher, Viver sem Violência” percorreu cinco municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba na última semana. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e é viabilizada em parceria com a ADR e as prefeituras.

 

Depois de Ibicaré, Lacerdópolis, Capinzal e Catanduvas, a última parada da unidade móvel na região foi em Joaçaba, na tarde de sábado (30), no Centro de Educação Infantil Rita Petry, no Bairro Armindo de Medeiros Haro. O secretário executivo Jorge Ronaldo Pohl prestigiou o evento e conheceu o ônibus lilás, que atua diretamente na prevenção e na troca de informações sobre violência contra a mulher.

 

No local, foram realizadas várias atividades à comunidade. Destaque para os atendimentos da OAB Subseção de Joaçaba, Conselho da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Polícia Civil, voltados às mulheres. Além das ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, o objetivo do ônibus lilás é a divulgação sobre a Lei da Maria da Penha e o Disque Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher, por meio do número 180.

 

Saiba mais

 

Depois da adesão ao programa do governo federal “Mulher, Viver Sem Violência”, em 2013, o Governo do Estado recebeu dois ônibus para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, equipados com salas de atendimento individual.

 

Desde 2017, os ônibus itinerantes orientam as mulheres que estão em áreas mais distantes dos centros urbanos sobre violência, meios de se defender e direitos. A unidade móvel percorreu 119 municípios catarinenses no ano passado.

 

Mayelli Hall