Municípios da ADR Joaçaba recebem ônibus itinerante do programa “Mulher, Viver sem Violência"

Programa atua diretamente na prevenção e na troca de informações sobre violência contra a mulher


Por Catanduvas Online

28/06/2018 12:36



img


O ônibus itinerante do programa “Mulher, Viver sem Violência” percorre cinco municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba nesta semana. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e é viabilizada em parceria com a ADR e as prefeituras.

 

Atuando diretamente na prevenção e na troca de informações sobre violência contra a mulher, a unidade móvel estará na região até 30 de junho. Nesta segunda-feira (25) o ônibus contemplou as mulheres de Ibicaré, no dia 27 estará em Lacerdópolis, no dia 28 em Capinzal, no dia 29 em Catanduvas e no dia 30 em Joaçaba. São beneficiadas comunidades do interior, que foram definidas e divulgadas pelos municípios.

 

Na passagem do ônibus, as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e de saúde, além de dicas de qualificação profissional. O ônibus lilás também abrange ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Das informações abordadas, destaque para a Lei da Maria da Penha e o Disque Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher, por meio do número 180.

 

Saiba mais

 

A adesão ao programa do governo federal “Mulher, Viver Sem Violência” foi em dezembro de 2013. O programa prevê o atendimento às mulheres nas áreas de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. Além da assinatura do termo de adesão ao programa, o Governo do Estado recebeu dois ônibus para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, equipados com salas de atendimento individual.

 

Desde 2017, os ônibus itinerantes orientam às mulheres que estão em áreas mais distantes dos centros urbanos sobre violência, meios de se defender e direitos. A unidade móvel percorreu 119 municípios no ano passado, passando por todas as regiões de Santa Catarina.

 

Mayeeli Hall