Agricultura Familiar gera renda e garante qualidade na merenda escolar


Por Catanduvas Online

21/06/2018 14:14



img


Os estudantes da Rede Pública do Município de Catanduvas, sentem no dia a dia os benefícios de uma alimentação saudável, elaborada com produtos frescos e cultivados no próprio Município.

 

Isso só é possível graças ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As Escolas Municipais adquirem alimentos e verduras plantadas por produtores da Agricultura Familiar local gerando fonte e renda ás famílias e contribuindo também para um cardápio mais saudável.

 

Em Catanduvas, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que realiza as Chamadas Públicas para aquisição dos produtos. Todos os alimentos oferecidos no cardápio são acompanhados pela Nutricionista, Ana Paula Zanella que garante uma alimentação balanceada aos estudantes.

 

 

“Os cardápios são feitos mensalmente, para valorizar os produtos da época, proporcionando assim, um alimento fresco e rico em nutrientes”, destaca Ana Paula.

 

Atualmente, cerca de seis Produtores e duas Cooperativas contribuem através do Programa. Os alimentos variam, possibilitando assim, um cardápio diversificado.

 

 

Os agricultores também são beneficiados, pois cria mercado para seus produtos, valoriza produção de produtos locais e regionais, incentiva à cooperação e formalização de agricultores, bem como incentiva o empreendedorismo local. O fortalecimento da economia local é também um reflexo do beneficio ao Município, com a circulação de renda, novas oportunidades de negócio e garantia de vendas de produtos produzidos no Município.

 

De acordo com Elenir, Secretária de Educação, atualmente, 100 % do recurso oriundo do FNDE para a merenda escolar, está sendo investido na Agricultura Familiar.   

 

Assessoria