ESF do bairro Sebaldo Kunz realiza encontros quinzenais de gestantes


Por Catanduvas Online

29/05/2018 21:09



img


A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, por gestores e pelo governo.

 

A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social.

 

A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e dos profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido (RN), enfocando-os como sujeitos de direitos. Considerar o outro como sujeito e não como objeto passivo da nossa atenção é a base que sustenta o processo de humanização.

 

Para que a gravidez transcorra com segurança são necessários cuidados da própria gestante, do parceiro, da família e, especialmente dos profissionais de saúde. A atenção básica inclui na gravidez, prevenção, promoção da saúde e o tratamento dos problemas que ocorrem durante o período gestacional e pós-parto.

 

Pensando nesta proposta, a Equipe de Saúde do ESF do Bairro Sebado Kunz, está realizando encontros quinzenais com as Gestantes da Micro área. Nesses encontros, os profissionais da equipe de saúde, juntamente com o NASF,  participam, tendo como objetivo principal a preparação da gestante e dos familiares para  vivenciar ativamente de todo processo que envolve a maternidade.

 

Para acolher a gestante e como forma de carinho, na última quarta feira dia 23, as Psicólogas Franciele Butzen e Adelita Haro, realizaram uma palestra seguido de uma Meditação Conduzida, onde as Gestantes que ali estavam, puderam relaxar ao som de uma música tranquilizante, conectando-se com seus sentimentos com seu Bebê.

 

 

Segundo as psicólogas a gestação traz muitas mudanças físicas e hormonais que são mais perceptíveis, no entanto, as mudanças psicológicas e emocionais na maioria das vezes passam despercebidas e acabam gerando ansiedade e preocupações, que se não tiverem uma escuta qualificada podem evoluir para um quadro mais grave, trazendo prejuízos à mãe e ao bebê. Esse fato reforça a importância de um acompanhamento pré-natal integral.

 

A Secretaria de Saúde disponibilizou o cronograma do Grupo de Gestantes do ESF do Bairro Sebaldo Kunz, e aproveita para convidar todas as Gestantes á participar.

 

1° encontro: 23/05/18

2° encontro: 30/05/2018

3° encontro: 06/06/18

4° encontro: 27/06/18

5° encontro: 04/07/18

6° encontro: 25/07/18

7° encontro: 01/08/18

8° encontro: 22/08/2018

9° encontro 29/08/2018

Encerramento