Novo secretário executivo da ADR Joaçaba visita Centro Regional da Defesa Civil

Cigerd, que contempla 13 municípios


Por Catanduvas Online

21/05/2018 20:41



img


O novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jorge Ronaldo Pohl, iniciou roteiro de visitas às principais obras com investimento do Governo do Estado na região. Na tarde de sexta-feira, 18, ele esteve no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), inaugurado no mês de março, no bairro Vila Remor, em Joaçaba.

 

Acompanhado do coordenador regional Adair José Flamia, o secretário conheceu a estrutura do Cigerd, que contempla os municípios de Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. No local também está instalado o Centro de Logística da Defesa Civil (Celog), onde são armazenados itens de assistência humanitária utilizados no atendimento imediato em caso de situações adversas.

 

Durante a visita, Jorge Pohl acompanhou por videoconferência a inauguração do Cigerd de Florianópolis e o pronunciamento do governador Eduardo Pinho Moreira sobre a Defesa Civil de Santa Catarina, que é referência nacional em prevenção, preparação e resposta a desastres.

 

O Cigerd de Florianópolis conta com Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. Ele funciona de forma integrada com os 20 centros regionais, distribuídos pelo estado de acordo com a localização geográfica, população e recorrência de fenômenos da natureza. Para a concretização do novo sistema, foram investidos R$ 44 milhões por meio do Pacto por Santa Catarina e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil.

 

Já os Cigerds regionais, incluindo o de Joaçaba, possuem 160 metros quadrados em uma estrutura de aço galvanizado. Nos locais são disponibilizados equipamentos modernos e ferramentas eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios. Todos são autossuficientes e com a capacidade de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica. O investimento em cada estrutura foi deaproximadamente R$ 850 mil.

 

“O Cigerd é um projeto exitoso do Governo do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de evento adverso. Permite atuação mais eficaz e resposta rápida ao cidadão”, ressalta o secretário executivo Jorge Pohl.

 

Mayelli Hall