Continua no mês de abril a vacinação contra Meningite e HPV


Por Catanduvas Online

02/04/2018 15:32



img


A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas informa sobre a Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite.

 

A campanha, que já aconteceu no mês de Março, continua no mês de Abril de 2018. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, devem vacinar-se da HPV.

 

Mas, o que é HPV (Papilomavirus humano)?

 

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipo diferentes de HPV, dos quais, 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres como colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe e outros podem causar verrugas vaginais.

 

Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina HPV que está disponível gratuitamente nos ESFs do Munícipio de Catanduvas.

 

Como ocorre o contágio do HPV?

 

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou a mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de Mãe para filho durante o parto.

 

Meninos e Meninas de 11 a 14 anos devem vacinar-se contra Meningo C.

 

A Meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório nas meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

 

Os principais sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e continua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de 1 ano de idade, os sintomas referidos acima, podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de fontanela tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, e rigidez corporal com ou sem convulsões.

 

A transmissão em geral, ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

 

Para que haja uma proteção completa, é importante verificar a idade certa para tomar as vacinas.

 

Qualquer dúvida procure o ESF do seu bairro, levando a caderneta de vacinação.