Catanduvas Celebra 55 anos de História

Saiba sobre sua colonização e como se originou o nome do município


Por Catanduvas Online

15/03/2018 20:09



img


           Catanduvas uma cidade muito bem planejada, de ruas largas, canteiros floridos, quadras bem arquitetadas. No inverno a geada embeleza os campos, na primavera as flores tomam lugar de destaque e dão cor aos dias outrora cinzentos. Sempre uma brisa agradável, quem conhece Catanduvas, se encanta pela simplicidade e simpatia da população.

 

 

            Nesta semana, mais especificamente nesta sexta-feira, dia 16, Catanduvas completa 55 anos de emancipação política-administrativa. Para celebrar esta data tão importante, é necessário buscar na história como foi o início da colonização destas terras.

 

            Município integrante das terras contestadas, primeiro internamente pelas Províncias de Paraná e Santa Catarina, que se desmembraram de São Paulo em 1853. Começou a ser colonizado no inicio do século XX, quando da construção da estrada de ferro próximo ao Rio do Peixe, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura de subsistência e da grande quantidade de ervais. No início, a população colonizadora era composta basicamente de caboclos, mas após a Guerra do Contestado, imigrantes italianos, alemães e, e em menor número, de poloneses, começaram a habitar a localidade.

 

            O nome Catanduvas originou-se de catanduba, espécie de vegetação existente na região na época em que foi iniciada a colonização. Em 1917 o local foi elevado à categoria de distrito, na época, com o nome Catanduva, no singular. Porém, em 1928 o nome voltou a ser pronunciado no plural, e no dia 16 de março de 1963, Catanduvas obteve sua emancipação política. Através de sua história foi alcançando seu desenvolvimento.

 

            Catanduvas está localizada no meio-oeste catarinense, estando a uma altitude de 945 metros do nível do mar. Sua extensão territorial é de 198 Km². Tem como municípios vizinhos, Joaçaba, Jaborá, Irani, Vargem Bonita e Água Doce.

 

            A economia do município está baseada nas seguintes áreas:

 

  • Erva-mate: produzida há mais de 50 anos é sinônimo de tradição e difunde nossa cultura e nativismo. Catanduvas conta com cinco ervateiras instaladas no município, geradoras de empregos e rendas.
  • Fábrica de produção de rações: uma das maiores geradoras de empregos, diretos e indiretos do município.
  • Setor madeireiro;
  • Setor de transportes de cargas;
  • Setor de comércio;
  • Setor de prestação de serviços;
  • Agricultura;
  • Reflorestamento.

           

Segundo o último senso do IBGE, Catanduvas tem uma população de 9.555 habitantes, sendo 4.763 homens e 4.792 mulheres.

 

            “Cidadão catanduvense, nesse dia 16 de março, aniversário de Catanduvas, é também aniversário de cada um de nós catanduvenses. Dia de pessoas de bem, honradas e guerreiras. Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior que projetos pessoais e políticos de qualquer pessoa. O aniversario de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Por isso, com orgulho devemos celebrar os 55 anos de Catanduvas, e sinceramente quem também merece ser parabenizado é você, cidadão catanduvense. Neste dia, 16 de março, nós da Administração Municipal de Catanduvas desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar crianças e jovens, nesse processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro. Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa. Viva Catanduvas e viva o povo catanduvense. Que Deus abençoe a todos.”

 

                   Dorival Ribeiro dos Santos

                        Prefeito Municipal

 

Assessoria