Governador dá posse a 26 médicos veterinários da Cidasc nesta segunda-feira

Profissionais vão trabalhar nas regiões: Oeste, Extremo-Oeste e Sul.


Por Catanduvas Online

11/03/2018 20:32



img


O governador Eduardo Pinho Moreira dá posse, nesta segunda-feira, 12, a 26 médicos veterinários que irão fazer parte do quadro de funcionários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Ao todo, neste ano, serão 228 novos servidores, sendo 50 médicos veterinários e 178 auxiliares operacionais. Boa parte desses profissionais trabalhará nas regiões com maior tradição na agropecuária: Oeste, Extremo-Oeste e Sul. A cerimônia será realizada no auditório da Cidasc, às 10h30, em Florianópolis.

 

Nas próximas semanas os novos servidores participarão de treinamento prático e teórico para que possam desempenhar suas funções no interior do Estado.

 

Santa Catarina é um estado reconhecido internacionalmente pela sanidade de seu rebanho – reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação e zona livre de peste suína clássica – o que garante aos seus produtos de origem animal o acesso aos mercados mais competitivos do mundo.

 

Os esforços para manutenção desse status são enormes, fruto da parceria entre Secretaria da Agricultura, Cidasc e iniciativa privada, que trabalham juntos para preservar a saúde pública, executar ações de sanidade animal e coibir entrada e disseminação de pragas e doenças nas lavouras e pomares do Estado.

 

O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, ressalta que a chegada de novos funcionários vem fortalecer ainda mais o trabalho de defesa sanitária em Santa Catarina. “A sanidade animal é um grande patrimônio dos catarinenses, é uma garantia da qualidade dos produtos de origem animal. E manter esse status é um trabalho árduo e contínuo e esses novos veterinários e agentes operacionais vêm para nos auxiliar a cumprir nossa missão”.

 

Com os novos servidores, a Cidasc irá recompor seu quadro de funcionários e os produtores rurais catarinenses contarão no total com 240 médicos veterinários atuando na defesa agropecuária do Estado, sem contar os 85 veterinários do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) que também atuam nessa área. “Os servidores chamados irão trabalhar principalmente na região de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Videira e Caçador. E a região de Tubarão também receberá novos profissionais”, ressalta o presidente da Cidasc, Enori Barbieri.

 

Os veterinários e auxiliares operacionais contratados pela Cidasc foram aprovados nos concursos 001 e 002 de 2016.

 

Médicos Veterinários


Os profissionais irão coordenar a execução dos programas sanitários nacionais e estaduais, orientar produtores e cidadãos, fiscalizar o cumprimento de normas, além de inspecionar produtos e subprodutos de origem animal e desenvolver atividades de educação sanitária. Os resultados dessas ações beneficiam diretamente mais de 200 mil produtores em Santa Catarina e garantem o acesso dos produtos catarinenses a mais de 150 mercados de consumo.

 

Auxiliares Operacionais


Uma das principais atividades realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em barreiras sanitárias nas divisas do Estado ou em barreiras móveis nas estradas. Este trabalho é realizado por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e pelos auxiliares operacionais. O sistema de barreiras sanitárias, funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Assessoria 



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=