Doutorado em Educação da Unoesc é aprovado pela Capes


Por Catanduvas Online

07/03/2018 22:44



img


Após a análise de um recurso, o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou por unanimidade o projeto do curso de Doutorado em Educação da Unoesc. A concretização desse importante projeto institucional é mostra de que a universidade está no caminho certo para tornar-se referência no Educação Superior em Santa Catarina e no Brasil.

 

De acordo com o pró-reitor Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Fábio Lazzarotti, essa conquista é fruto do árduo trabalho de todos os envolvidos com o projeto, que não mediram esforços para evidenciar que o Programa de Pós-Graduação de Educação da Unoesc já reunia todas as condições para implantar seu Doutorado.

 

— Agradecemos aos professores envolvidos, coordenadores dos setores de apoio e aos Dirigentes da Unoesc pelo apoio e confiança, em especial, ao prof. Cimadon, nosso Reitor, que esteve inúmeras vezes na Capes para defender a proposta do Doutorado em Educação —  comentou o pró-reitor.

 

O professor Fábio ressalta ainda, que essa é uma conquista com mérito do Programa e da Instituição, que contribui para a consolidação da Unoesc como Universidade, atendendo plenamente os requisitos legais do Ministério da Educação em relação a exigência de oferta de, no mínimo, quatro Mestrados e dois Doutorados. A Unoesc já oferece o curso de Doutorado em Administração, iniciado em 2017 e aguarda o resultado da avaliação da Capes do Doutorado em Direito para o segundo semestre de 2018, que poderá fechar o ano com três Doutorados. Além dos Doutorados, a Unoesc possui mais seis cursos de Mestrado.
 

— A aprovação do Doutorado, demonstra que, mesmo distante dos maiores centros urbanos, a Unoesc tem plena capacidade e competência de formar pesquisadores de alto desempenho e contribuir com o desenvolvimento de sua região e do país — destacou.

 

Conforme destaca o coordenador do mestrado em Educação, professor Elton Luiz Nardi:

 

— Há toda uma trajetória histórica demarcando a construção do projeto e a edificação das condições necessárias para a implantação do curso de Doutorado. Acerca dessa trajetória, destaco a experiência com o curso de Mestrado, construída ao longo de 15 anos de atividade, por meio da qual foram constituídas as bases para curso de Doutorado. Com este, o Programa de Pós-Graduação encaminha-se em definitivo para a formação de pesquisadores de alto nível acadêmico, agora oportunizada na grande região Oeste Catarinense — afirmou.  

 

A proposta do doutorado em Educação segue a proposta político-educacional do curso de Mestrado. Desse modo, de acordo com o professor Elton, a implantação do curso de Doutorado e a dinâmica acadêmica inerente ao novo curso configuram uma importante ampliação no domínio de atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). 

 

— Nesse sentido, foram mantidas as duas linhas de pesquisa do Programa, quais sejam: "Educação, Políticas Públicas e Cidadania" e "Processos Educativos”. Já o quadro docente, composto segundo as referidas linhas de pesquisa, foi sendo constituído gradualmente ao longo dos anos. Atualmente, são doze os professores pesquisadores credenciados para o novo curso, seis para cada da linha de pesquisa — explicou o professor.

 

Com a aprovação, a Unoesc está realizando as medidas institucionais necessárias à implantação do curso, de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A expectativa é que a primeira turma de doutorandos seja selecionada ainda em 2018.