Rampas de acessibilidade são adequadas no município

Estão sendo executadas obras de adequação do espaço urbano e das edificações a fim de propiciarem a inclusão de toda a população


Por Catanduvas Online

07/03/2018 15:21



img


De acordo com a NBR 9050 (ABNT,2015), acessibilidade pode ser definida como a possibilidade e condições de alcance, percepção e entendimento pra utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo.

 

O objetivo de promover acessibilidade para a população é garantir que toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida tenha o direito de transitar por espaços públicos e ou privados, sem que sejam encontradas barreiras arquitetônicas que impossibilitem o gozo desse direito.

 

As referidas barreiras impeditivas de acesso geram mais do que só um impedimento físico, elas impedem o usufruto por direito dos espaços físicos, e podem propiciar acidentes e causar constrangimento.

 

“A respeito do mobiliário urbano, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nos últimos anos. Atualmente estão sendo executadas obras de adequação do espaço urbano e das edificações a fim de propiciarem a inclusão de toda a população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, incorporando essas pessoas ao convívio social, garantindo a elas o direito de ir e vir.” enfatiza o Engenheiro Civil, Fábio Caron.

 

 

Projetos e politicas sociais dessa natureza têm como objetivo melhorar o convívio da sociedade através da exposição da diferença e diversidade humana, além de promover ações que favorecem a redução das desigualdades sociais e segregação de pessoas, facilitando o convívio interpessoal, aceitação e conscientização da sociedade das diferenças humanas, colaborando para o fim das manifestações de constrangimento e preconceito.

 

Pensando no bem estar e melhores condições para as pessoas que necessitam a Secretaria de Infraestrutura juntamente com a Secretaria de Planejamento, esta realizando adequações em calçadas e faixas de pedestres do nosso município.

 

“Estamos felizes por proporcionar melhores condições a nossa população que necessita dessas melhorias, desejamos que seja uma reforma positiva e que venha a somar para todos.” Afirma a Secretaria de Planejamento, Marcia Pasquali.

 

Assessoria