Hospital de Catanduvas poderá ser terceirizado

Audiência Pública realizada nesta sexta-feira transcorreu de forma positiva


Por Catanduvas Online

27/01/2018 07:57



img


A Terceirização do Hospital Municipal de Catanduvas é um assunto recorrente e vem há anos sendo cogitado.

 

A população é quem sofre, por vezes, não estando satisfeito com o atendimento disponibilizado pelos poucos recursos que os profissionais dispõem, porém, na audiência pública que aconteceu na noite de sexta-feira (24), nas dependências da Câmara de Vereadores, ficou muito claro aos presentes que o desejo de todos é que se tenha no município um atendimento de boa qualidade para a população, que haja recursos para exames básicos de baixa complexidade que normalmente são disponibilizados pelo SUS, mas, que os pacientes normalmente estão tendo que se deslocar para Joaçaba para realizá-los.

 

A Secretária de Saúde Vanessa Funez, ressaltou a importância do momento e agradeceu por ter a casa lotada por profissionais da área da saúde, gestores públicos, vereadores e população, todos com um objetivo em comum, encontrar uma solução para que o município possa oferecer a população um serviço de maior qualidade e com maior estrutura tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

 

Vereadores presentes destacaram que estão juntos nesse projeto, porém, se a terceirização for a melhor opção, ressaltaram a importância de que tudo seja feito com muita clareza, pensando no bem estar da população; Eles se disponibilizaram para contribuir e encontrarem um resultado que seja positivo para todos.

 

 

A Secretária de Saúde juntamente com a administração explanou três pontos aos presentes e abriu espaço para questionamentos e sugestões.

 

As opções apresentadas foram:

 

-Manter o hospital da forma como está;

-Investir em um Pronto Atendimento de maior qualidade ou;

- Terceirização do Hospital

 

A maioria dos presentes optou pela terceirização, projeto que já está sendo estudado e que já despertou interesse de Instituições como São Camilo e Instituto Sante.

 

A decisão ainda será analisada por profissionais juntamente com a assessoria jurídica do município. Se a terceirização vir a ser aprovada no decorrer dos próximos meses, uma nova audiência pública deverá acontecer e um Edital será elaborado com requisitos que a empresa terá que cumprir e que garanta a população um atendimento de qualidade. Dentre os vários requisitos que serão exigidos a empresa concorrente terá que apresentar proposta técnica e capacidade de profissionais, além de experiência na gestão e projeto de expansão dos serviços e melhorias.

 

Conforme a secretária de saúde Vanessa Funez, em 2017 foram 16 mil atendimentos realizados no hospital, destacando que os munícipes precisam desse atendimento. Nos ESF’s o número foi de 11.196 atendimentos em 2017.

 

Secretária de Saúde-Vanessa Funez, trabalha na área da saúde no município de Catanduvas há 18 anos.



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/