Morre Vicente Telles, Historiador da Guerra do Contestado

Uma grande perda para a Cultura de toda região


Por Catanduvas Online

28/12/2017 08:24



img


                                                      Vicente Telles- 86 anos

 

            Historiador, pesquisador, folclorista e músico. Estas são algumas das características de Vicente Telles, de 86 anos, que morreu nesta quinta-feira, dia 28, depois de enfrentar um câncer no fígado. Ele estava internado no Hospital São Francisco, em Concórdia, e teve complicações na situação clínica nas últimas horas, após passar por uma cirurgia.

 

A prefeitura de Irani também emitiu uma nota onde se solidarizou aos familiares pela perda, destacando a importância que Vicente teve para o município e para a região como um todo. A administração decretou luto oficial de sete dias no município de Irani.

 

Em nota, a prefeitura de Irani disse que Vicente Telles foi uma importante personalidade do Município, um militar da reserva que, retornando à Irani, começou uma longa jornada para saber o que aconteceu em 1912 a 1916 durante a Guerra do Contestado. Guerra que durou quatro anos e que era assunto proibido entre militares, autoridades e, em especial, entre os sofridos descendentes de caboclos e jagunços.

 

            Vicente Telles,  acordeonista desde a infância, dedicou grande parte da sua vida pesquisando o episódio e residiu em próximo onde se deu o “Combate do Irani”, montou um memorial e auxiliou na montagem do Museu do Contestado ao lado do histórico Cemitério. Escreveu músicas, montou encenações teatrais, incentivou os estudiosos e, principalmente, fez palestras frequentes para crianças e jovens, sempre com seu acordeon, falando das lutas, dos valores e da vida pura dos caboclos expulsos de suas terras. Nos últimos anos rodou diversas cidades junto com seu filho Vicentinho apresentando a Aquarela do Contestado. (Inspirado na coluna de Moacir Pereira – 25-10-15)

 

Durante o ano de 2017, foi várias vezes homenageado, inclusive um fato histórico pelo qual o historiador lutou, tamém acnteceu esse ano, foi a assinatura do Acordo de Paz entre a Policia Militar do Paraná e o Município de Irani em homenagem aos 105 anos do Combate do Irani.

 

                   A rádio Contestado FM, de Irani, divulgou uma manifestação sobre a morte do historiador:

 

O folclorista e historiador Vicente Telles por décadas disseminou a história do Contestado buscando levar os fatos que desencadearam tal Guerra iniciada em Irani, demonstrando por meio de música, encenações e palestras, aquilo que não é contado nos livros e de forma didática incentivando a cultura e educação por meio de seu trabalho hoje reconhecido nacionalmente.

 

Por anos o Senhor Vicente Telles trouxe à comunidade de Irani e outras localidades por meio da Radio A Voz do Contestado o Programa “Alusivo à História do Contestado”, apresentado aos sábados a partir das 12:00 horas, de forma voluntária, ensejando debates e disseminando ideias não somente quanto ao Contestado, mas de forma geral fazendo analogias à política, economia, educação e cultura, ideias estas que sempre foram ouvidas por pessoas espalhadas pelos quatro cantos de nosso país, motivadas a rememorar a História da região Contestada, e também a estarem conhecendo o município de Irani. 

 

Assim como cita o hino da nossa cidade, também de autoria do Senhor Vicente Telles: “ Marcas do Sul do Brasil, quem vem te ver quer ficar, Marcas do sul do Brasil, quem te deixou quer Voltar”. Cremos que graças ao Senhor Vicente Telles com seus versos e todo o seu trabalho iniciado a décadas, hoje a História da Guerra do Contestado é conhecida por milhares e os incentivos para que estes fatos sejam reconhecidos, passam pela luta do nobre historiador que residiu morada em Irani.



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=