População se engaja e Seminário da Água é realizado com sucesso em Catanduvas

A ideia do projeto ganhou forma esse ano através do vereador Odair Gabrielli com o apoio dos demais vereadores


Por Catanduvas Online

26/11/2017 01:38



img


O primeiro Seminário da Água realizado em Catanduvas foi um tremendo sucesso. O seminário, aconteceu nesta sexta-feira (24) no Centro de Eventos Sestílio Bortolon, e uniu os Poderes Legislativo e Executivo para a organização do mesmo.

 

A ideia do projeto ganhou forma esse ano através do vereador Odair Gabrielli (Shazan). Rapidamente, os outros vereadores se comprometeram a ajudar o vereador e foram buscar parcerias com a Administração e empresas do Município e de outras cidades.

 

No seminário, durante a parte da manhã e da tarde, ocorreu a parte da visitação dos trabalhos dos alunos de Catanduvas. Crianças dos colégios municipais, estadual e particulares expuseram seus trabalhos e visitaram e conheceram os trabalhos das outras turmas e das outras crianças. Todos os trabalhos tiveram a temática da água ou do lixo. Ainda na parte da manhã e da tarde,  a empresa Aurora Alimentos lecionou uma palestrinha que tinha como tema o cuidado e a preservação da água, a separação correta do lixo e a reciclagem. De forma lúdica e bem divertida, os funcionários da Aurora passaram uma importante mensagem para aproximadamente mil alunos de Catanduvas. As crianças ainda ganharam um brinde da empresa Aurora Alimentos no fim de cada apresentação.

 

 

A noite foi feito o encerramento do Seminário. Diversas autoridades do Município estiveram presentes, tais como o Prefeito de Catanduvas, Dorival Ribeiro dos Santos e o Vice Paulo Constante Fuga, além de secretários da Administração e o representante da empresa Casan. Ocorreram ainda diversas apresentações musicais das escolas, que abrilhantaram a noite mostrando os talentos dos alunos catanduvenses e o envolvimento dos mesmos com o futuro da água em nosso Município.

 

O vereador Odair Gabrielli contou que a realização do Seminário era um sonho antigo, mas que por diversos problemas não tinha acontecido ainda. “Nessa nova gestão havia a vontade de fazermos algo em prol da água de Catanduvas. Para mim foi um orgulho que todos os vereadores assumiram o projeto”. O vereador destacou ainda que só os vereadores não conseguiriam realizar o Seminário sozinho e parabenizou todos os secretários da Administração e todos os diretores das escola pelo maravilhoso trabalho apresentado no Seminário. “Eu não acreditei quando vi tudo isso. O mérito é todo de vocês da educação”.

 

A Presidente da Câmara, vereadora Monalisa Ruaro, lembrou em sua fala que no Brasil podemos nos considerar um país rico, devido a quantidade e qualidade de nossos recursos naturais. Monalisa lembrou que a preservação desses recursos envolve uma série de fatores, tais como:  gestão, sustentabilidade, poluição (lixo), ecologia, energia renovável e meio ambiente e destacou a importância do trabalho realizado, principalmente com as crianças. “Na nossa região somos agraciados com a abundância de água e não podemos esquecer das regiões que sofrem com a falta dela. Existe até uma corrente que aposta que as guerras futuras terão como objetivo de disputa a água. O futuro é incerto. Quem o escreve são as gerações que vivem o presente”, finalizou a Presidente Monalisa.

 

Já a vereadora Ângela Morais da Cruz lembrou o fato de que é somente com a colaboração e empenho de todos é que podemos mudar a situação da água em nosso Município. “Se queremos mudar a situação do nosso país, nós temos que começar a mudança por nós, aqui em nosso Município. Não adianta eu reclamar se eu não faço a minha parte. Buscamos parcerias com as escolas de Catanduvas por isso. Estamos trabalhando junto com o Executivo para mudar essa situação. Esses projetos que os professores desenvolveram com as crianças foi muito importante nesse sentido, mas precisamos nos unir”, afirmou a vereadora Ângela.

 

A noite ainda foi marcada pelo lançamento de um livro contendo trabalhos e frases que foram produzidos por alunos do Município em conjunto com seus professores.

 

O término do evento aconteceu com a palestra de Julio Bernardo da Silva, Ms. em Ciências Biológicas e Dr. em Ciências do Solo. Julio parabenizou a Câmara de Vereadores e a Administração Municipal, ressaltando que poucas vezes viu ocorrer um trabalho com a parceria que houve no Seminário. Ele contou suas experiências lutando pela preservação da água e apontou que Catanduvas está no caminho certo, apostando na união entre os poderes, conscientização da população e envolvimento das crianças para mudar o futuro da água e do meio ambiente.

 

“O mais importante não é o projeto em si, mas as pessoas que vão fazer este projeto. É preciso haver pessoas que pensem estar construindo algo para o Município, junto com as crianças e que queiram fazer parte disso, dessa mudança. Se hoje o Município está desse jeito, tem seus determinados problemas, como estará daqui a cinco anos? Não pensem só trabalhar em projetos, mas pensem em construir algo que tenha seguimento e que a união de vocês continue”, afirmou o palestrante Julio Bernardo da Silva.

 

Assessoria da Câmara de Vereadores