Sicredi Norte RS/SC recebe Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

O evento realizado em Brasília objetiva o monitoramento contínuo das melhorias e desenvolvimento das cooperativas no Brasil


Por Catanduvas Online

23/11/2017 13:33



img


Adelar José Parmeggiani - presidente da Sicredi Norte RS-SC e Márcio Lopes de Freitas - presidente do Sistema OCB

 

A Sicredi Norte RS/SC recebeu nesta terça-feira, 21 de novembro, o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na categoria Compromisso com a Excelência, faixa Prata. Foi o primeiro ano em que a cooperativa participou e já foi reconhecida com um prêmio.

 

O evento foi realizado em Brasília pelo Sescoop, objetiva o monitoramento contínuo das melhorias e desenvolvimento das cooperativas no Brasil. Mais de 400 cooperativas foram inscritas, onde 41 foram premiadas por apresentarem as melhores práticas de gestão e governança. E dentre estas, 6 cooperativas fazem parte do Sistema Sicredi, sendo 3 do Rio Grande do Sul, filiadas à Central Sicredi Sul/Sudeste.

 

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é promovido a cada dois anos, e a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa.

 

Para o Presidente da Sicredi Norte RS/SC Adelar José Parmeggiani, este prêmio reforça todo o trabalho realizado na cooperativa, juntamente com os associados, conselheiros e colaboradores. “Ficamos muito honrados por este reconhecimento e é uma grande oportunidade para melhorarmos cada vez mais nossa gestão, ampliando as boas práticas de gestão e governança.”

 

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou que o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio. “O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Elas veem para onde o vento sopra e qual a melhor forma de aproveitá-lo. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica o anfitrião.

 

Segundo o líder cooperativista, a ideia é potencializar a competitividade das cooperativas, objetivando sempre os melhores resultados, não só para o cooperado, que é dono do negócio, mas para as comunidades onde elas estão presentes.

 

SOBRE O PRÊMIO

 

A cerimônia de premiação contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre representantes das 41 cooperativas vencedoras, das unidades estaduais do Sistema OCB e convidados, como parceiros e profissionais da imprensa. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza os mesmos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e sua avaliação foi feita de acordo com o nível de maturidade escolhido.

As cooperativas que alcançaram a pontuação definida pela Banca Julgadora são reconhecidas nas faixas em que se enquadraram, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição no PDGC, que são: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são: Ouro, Prata e Bronze.

 

COOPERATIVAS DO SICREDI PREMIADAS:

Categoria: Compromisso com a Excelência – FAIXA PRATA

Sicredi Norte RS/SC (RS), sede em Erechim

Sicredi Noroeste MT e Acre (MT)

 

Categoria: Compromisso com a Excelência – FAIXA OURO

Sicredi Pioneira RS (RS), sede em Nova Petrópolis

Sicredi Serrana RS (RS), sede em Carlos Barbosa

Sicredi Celeiro do MT (MT)

 

Categoria: Primeiros Passos – FAIXA OURO

Sicredi Sudoeste MT/PA (MT)

 

DESTAQUE: Melhoria Contínua – PRIMEIROS PASSOS

Sicredi Sudoeste MT/PA (MT)