Dia de oração, de homenagem cristã aos entes queridos falecidos

Movimentação é intensa


Por Catanduvas Online

02/11/2017 09:10



img


Milhares de pessoas foram aos Cemitérios na manhã desta quinta-feira (02) para prestar homenagens aos entes queridos.  Muitas famílias aproveitaram a data para uma manutenção dos túmulos,  acender velas e orar.  

 

O Dia de Finados só começou a existir a partir de 998 d.C. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica. 

 

O período da manhã é normalmente o horário em que a maioria dos parentes comparecem ao cemitérios, mas ao longo do dia, centenas de famílias devem trafegar ainda pelo ambiente, desfiando um misto de carinho e dor.

 

NO BRASIL -  Os portugueses foram os responsáveis por trazer ao país o costume de rezar pelos mortos nesse dia. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores e milhares de velas são acesas.