Secretaria de Saúde promove ações especiais no Outubro Rosa

Nesta quarta-feira 25, foi realizada a coleta de preventivos, com livre demanda em todos os postos de saúde.


Por Catanduvas Online

25/10/2017 20:14



img


Catanduvas- A Secretaria Municipal de Saúde por meio de seus gestores, promoveu atividades acerca do tema “Outubro Rosa”. O objetivo foi incentivar as mulheres a tomarem consciência das precauções e sintomas do câncer de mama e de colo de útero, bem como mobilizar a população em geral no combate ao câncer.

No dia 17, terça feira, realizou-se o “Chá Rosa”, nas dependências do ESF Sebaldo Kunz. O evento contou com a participação de estagiárias do curso de Medicina, e teve como tema principal palestra sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Houve também, nesse mesmo dia, uma entrevista com o Dr. Edu Azevedo, médico ginecologista, na rádio local.

No dia 20, sexta feira, nas dependências da Casa Multiuso, ocorreu o “Chá rosa das Mulheres”, tendo como palestrante Giordana Caramori, do Instituto Federal Catarinense. O tema principal foi “Reflexões sobre a mama nos diferentes estágios da vida da mulher”, com participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba. Houve também a entrega dos lenços adquiridos pela “Campanha Doe Lenços do Amor à Rede Feminina”, arrecadados durante o mês nos postos de saúde do município. Após a palestra houve sorteio de brindes, os quais foram doados pelo comércio local.

            

          

          

          

          

          

         

        

O dia 25, quarta feira, foi reservado para a coleta de preventivos, com livre demanda, em todos os postos de saúde.

O município contou ainda com o laço rosa na rótula, fixado em parceria com o Rotary Clube Catanduvas Centro. A cuia e o Posto de Saúde Central estiveram com iluminação rosa, em homenagem ao mês das mulheres.

Confira algumas dicas para realizar o autoexame de mama:

  • O Câncer de Mama é a maior causa de óbitos por cancro das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

Em frente ao espelho:

  • Posicione-se em frente ao espelho;
  • Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  • Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  • Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  • Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

  • Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

 

Assessoria