Emoção marcou o acordo de paz entre a Policia Militar do Paraná e o município de Irani

Em 22 de outubro de 1912, iniciava a Guerra do Contestado, com a primeira batalha ocorrida nas terras do Município


Por Catanduvas Online

23/10/2017 16:46



img


Irani presenciou um momento histórico neste dia 22 de outubro. Essa data já é historicamente importante para o Município, pois em 22 de outubro de 1912, iniciava a Guerra do Contestado, com a primeira batalha ocorrida nas terras de nosso Município. 105 anos depois desse episódio, a partir da iniciativa da Polícia Militar do Paraná, que pretendia homenagear seus 09 combatentes, a Corporação prestou homenagem aos integrantes do então Regimento de segurança (atual PMPR) que morreram há 105 anos, no Combate do Irani. Da mesma forma, o município de Irani referenciou e homenageou seus filhos catarinenses que morreram na defesa de seus lares, famílias, crenças e território.

A solenidade aconteceu com um cerimonial na Vala dos 21, no sítio histórico do Contestado e contou com a presença do auto comando e da banda da Policia Militar do Paraná, fazendo as honras e homenagem aos caboclos e militares enterrados neste local. Estiveram presentes autoridades civis e Militares do Município de Irani e Concórdia e também as netas e um bisneto de um dos soldados que está enterrado na Vala.

O Prefeito Sivio e a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, Chefe do Estado Maior da PMPR, os familiares do Soldado Luiz Pinto de Macedo, na presença de autoridades locais, da Polícia Militar do Paraná e ao som da Banda da PMPR, fizeram o descerramento da placa na Vala dos 21, em um momento emocionante em homenagem aos caboclos e Militares enterrados neste local.

Em seguida, no Ginásio Municipal de Esportes Modesto Tortelli, houve a assinatura do Acordo de Paz, entre o Município de Irani e a Policia Militar do Paraná, um momento histórico que marca a superação desse trágico episódio da História do Brasil e que tem por objetivo passar para a presente e às futuras gerações uma mensagem de fraternidade entre os povos, de harmonia e de resolução pacífica dos conflitos. O cerimonial para a assinatura do Acordo emocionou a todos os presentes, especialmente pelo fato de espontaneamente todas as autoridades terem dado as mãos, reafirmando esse compromisso, neste momento ao som da adaptação da Música “Combate do Irani” interpretado pelo Coral da Celulose Irani com integrantes do município.

O Historiador Vicente Telles, um dos maiores responsáveis por manter viva a História do Contestado no Município de Irani e no Estado de Santa Catarina, autor de diversas obras que releem esse episódio, apresentou fragmentos do espetáculo da Aquarela do Contestado, o qual contracena com Nancy Lima e Vicente de Paula.

Logo após, as Escolas Municipais e Estaduais de Irani, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani, os Descendentes Caboclos e os Militares de Santa Catarina e do Paraná realizaram um desfile cívico, e as apresentações culturais municipais encerraram com chave de ouro o cerimonial de homenagem.