Conselheiras Tutelares participam de capacitação com tema “Atenção Integral às Pessoas em Sit

O acolhimento representa a primeira etapa do atendimento e nele são fundamentais: ética, privacidade, confidencialidade e sigilo.


Por Catanduvas Online

12/10/2017 21:56



img


 O convite foi feito pela Gerente de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Apoio às Políticas Públicas da ADR de Joaçaba, Joviane Colombelli, as conselheiras tutelares Lauriane Daniel Matte, Tatiana Krug e Fabiana Vieira, que é conselheira no município de Catanduvas;Elas estiveram em Videira representando a coordenação regional da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares.

A capacitação ocorreu nos dias 03 e 04 de outubro, e teve como tema “Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual”, com o objetivo de implantar um protocolo de atendimento às pessoas que se encontram nessa situação na região da AMARP, Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.

O que é violência sexual:

Qualquer ato sexual, ou tentativa de obtenção de ato sexual, por violência, ameaça ou força física, praticados por qualquer pessoa, independente de suas relações com a vítima.

A Lei Maria da Penha descreve violência sexual contra a mulher como:

  • Qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força;
  • Que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade,
  • Que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação;
  • Ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

Dados mostram que 89% das vítimas de violência sexual são do sexo feminino, e que 70% são cometidos por parentes, namorados e/ou amigos.

Saiba como denunciar:

Disque 100 para denúncia nacional;

181 para a Delegacia de Polícia;

3525 6558 para o Conselho Tutelar do Município de Catanduvas.



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/