Vereadores, profissionais da área ambiental e representantes da comunidade visitam Rio Lajeado

É dele que provem a água para abastecimento público de toda a área urbana do município de Catanduvas


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


É do Rio Lajeado que provem a água para abastecimento público de toda a área urbana do município de Catanduvas

Conforme Denise Eberhardt Engª. Ambiental da Prefeitura Municipal de Catanduvas, a visita foi definida como uma das ações cujo resultado deverá ser apresentado à comunidade durante o Seminário da Água.

A visita ao Lajeado Catanduvas foi realizada com a participação de vereadores, profissionais da área ambiental e representantes da comunidade. Desenvolvida em três etapas, consistiu no levantamento fotográfico de todo o trajeto do curso hídrico, partindo da barragem de captação de água da CASAN até chegar à nascente principal do lajeado.

“Além do registro fotográfico foram elencados os pontos de contribuição (afluentes) que agregam volume de água ao lajeado, para posteriormente trabalhar com medidas que visam à proteção das nascentes junto aos proprietários das áreas onde as mesmas estão localizadas”, informou a engenheira.

A ausência de vegetação ciliar em alguns pontos das faixas consideradas de preservação permanente, o assoreamento do leito do curso hídrico, lixo proveniente do descarte inadequado dos resíduos sólidos, atividade leiteira localizada às margens do lajeado, residências e estabelecimentos sociais situados na área de preservação permanente dos afluentes, são alguns dos fatores que segundo a engenheira, contribuem para a redução da qualidade das águas do lajeado Catanduvas.

Com base neste levantamento e, portanto, do panorama atual da situação do lajeado do qual provem a água para abastecimento público de toda a área urbana do município, as próximas medidas consistem na busca de soluções para os problemas elencados. Medidas estas, que deverão ser discutidas e trabalhadas juntamente com a comunidade com vistas a garantir água em quantidade e qualidade satisfatórias.

“Deve-se frisar também a importância de preservação e conservação do lajeado e da mata ciliar, que juntos e sem intervenção antrópica, se encarregam de apresentar um cenário com recursos naturais e pontos de notável beleza cênica das quais o município de Catanduvas é detentor”, concluiu a engenheira Denise.

 Você está sendo convidado a se engajar nesta luta de proteção das águas e das nossas paisagens naturais como forma de garantir este legado para seus filhos e netos.

                    

                    

                   

 

 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/