Paróquia São Sebastião apresenta projeto de reforma da Igreja Matriz

Obra será executada em etapas e contará com a colaboração da comunidade


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


Do sonho á realidade, esse é o slogan da Campanha que tem como objetivo a reforma e reestruturação da Igreja Matriz de Catanduvas.

Construída em 1975, a Paróquia de São Sebastião é um projeto original dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. A linha arquitetônica das igrejas desse grupo religioso seguiam as características utilizadas em nossa matriz, que preserva traços inspirados na própria figura do Sagrado Coração de Jesus.

 

                        

Considerando essas raízes arquitetônicas da igreja, o projeto foi elaborado com algumas premissas que vamos destacar a partir de agora:

A fachada será modificada, com a inserção de elementos arquitetônicos.

As colunas pontiagudas inseridas na fachada representam os 12 apóstolos de Jesus Cristo.

                        

Os arcos presentes na fachada da igreja representam os três votos dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus: Pobreza, Castidade e Obediência. Os mesmos arcos ainda representam os braços de Deus acolhendo o povo e os trazendo para dentro a igreja.

Os elementos em curva que envolve o crucifixo central representam as mãos do povo durante a oração.

                        

O novo projeto da igreja que foi apresentado reformulará seu espaço físico.

O jardim será reformulado para abrigar grande quantidade de pessoas em seu pátio externo, onde será instalado um altar central para a execução de missas ao ar livre.

                        

                        

O estacionamento frontal será retirado dando lugar a novos espaços de jardim, que serão nivelados com nível da entrada da igreja.
Serão instalados dois novos estacionamentos, com acessos exclusivos para quem frequenta os eventos na paróquia.

Será instalado um santuário para São Cristóvão e São Sebastião, onde a placa que hoje existe na esquina da igreja, será relocada e transferida para dentro do santuário. O mesmo receberá uma imagem em tamanho real do padroeiro, São Sebastião.

Outra modificação é que a secretária paroquial receberá nova sede, ficando ao lado da igreja. Ela também irá contar com uma livraria juntamente com a loja da igreja, que também funcionará nos horários de missa.

A torre do sino também será reformulada, ganhando mais imponência e fazendo uma ligação visual com o crucifixo central da igreja.

                        

                        

                        

Do sonho á realidade

Conforme Raul Pancera- Diretor do Conselho de administração da Paróquia, a reforma vem sendo analisada pelo Conselho há algum tempo. Ele destacou que o projeto é inovador, e que a Igreja apesar de ter sua estrutura física preservada precisa desta reestruturação, dando mais suporte e recursos para a comunidade católica. Raul ressaltou que neste primeiro momento somente a parte externa foi apresentada, porém, a obra total contemplará também a parte interna que será apresentada em outro momento.

“Vamos iniciar e executar a obra em etapas, mesmo porque, a Paróquia não dispõe de recursos para uma obra deste porte, vamos precisar da colaboração da comunidade, e para que isso aconteça, começa na semana que vem uma Campanha para arrecadação de fundos para a reforma”, informou Raul.

Ao aceitar contribuir, o doador escolhe o valor ou cor do carnê, o valor poderá ser pago á vista ou em 12 parcelas mensais. O diferencial da campanha é que os doadores receberão combinações numéricas com cinco algarismos e estarão habilitados a sorteio de prêmios em dinheiro pela loteria federal em duas datas: 24 de fevereiro e 25 de agosto de 2018.

             

             

Conforme Valmor Ressmini, pároco da Igreja de Catanduvas, a reforma e reestruturação vêm sendo pensada há muito tempo, cerca de 11 anos.

“Percebi ao chegar aqui há 15 anos, a fé dos catanduvenses e o engajamento da comunidade nas ações religiosas, o projeto é de toda comunidade que está muito feliz com a possibilidade de concretização desse sonho”, concluiu. A obra tem previsão de inicio para o mês de outubro de 2017.

Projeto de Criação

O Projeto audacioso que vai somar admiração, beleza e harmonia a nossa bela cidade de Catanduvas foi desenvolvido por: MT – 12 Projeto e Execução, composto pelo corpo técnico:

Fernanda Almeida Bairros: Arquiteta e Urbanista

Marcello Ferreira de Andrades- Arquiteto e Urbanista

Tiago Donati: Engenheiro Civil

              Assista a um breve vídeo explicativo e conheça o projeto em todas as suas formas: