Secretaria de Saúde promove curso para gestantes

As atividades voltaram-se para as etapas iniciais da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e aspectos psicológicos na gestação


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nos dias 18 e 25 de julho, um curso para gestantes, com o objetivo de prepara-las para todas as etapas da gravidez. Estiveram presentes vinte e cinco gestantes, ginecologistas, enfermeiras, psicóloga, dentista e farmacêutica. Durante os dois dias, houve o apoio de um psicólogo, que atendeu individualmente a quem teve interesse.

 No dia 18, as atividades voltaram-se para as etapas iniciais da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, aspectos psicológicos na gestação, bem como sua relação com o tabagismo, medicação, vínculo afetivo, participação da figura paterna e modificações no corpo da mulher. A finalidade foi conscientizar as gestantes sobre os cuidados durante a gravidez, a importância do pré-natal, dos exames de rotina e vacinas como antitetânica, hepatite B, influenza, imunização e teste do pezinho.

No dia 25, tratou-se do parto, da legislação e da licença maternidade, expondo os cuidados com o recém-nascido, como a importância do aleitamento materno, a cautela com o coto umbilical, a saúde bucal, entre outros assuntos. Ressaltou-se também o planejamento familiar, o qual é de extrema importância para o crescimento físico e intelectual da criança.

O curso atingiu com êxito seus objetivos, auxiliando as gestantes nos cuidados com o bebê e consigo mesma, exemplificando através de especialistas e abrindo espaço para a roda de discussões. Segundo a enfermeira Hérica Aparecida Bressan, “o curso de gestantes teve como objetivo complementar o pré-natal e ajudar as mães a se prepararem para esse momento da vida, de novas descobertas e realizações, ele possibilitou trocas de experiências entre as mães participantes, sempre com um profissional especializado ajudando e orientando, aumentando assim o vínculo entre o paciente e a unidade de Saúde”. Ao final, foi entregue uma bolsa maternidade e o certificado do curso para todas as participantes.

Assessoria 

 



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/