Roda de Conversa “ O Desafio da Baleia Azul e suas consequências”

Rede de Proteção elaborou um cronograma de atividades a serem desenvolvidas junto aos adolescentes tanto da Rede Municipal quanto Estadual de ensino.


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A Rede de Proteção do Município de Catanduvas-SC, iniciou esta semana ações relacionadas ao Desafio da Baleia Azul, um Jogo Virtual que estimula crianças e adolescentes a realizarem desafios perigosos, tais como se frequentar locais de risco, praticarem a automutilação e uma série de outras atividades igualmente danosas, sendo que o último desafio é tirar a própria vida (suicídio). Pode parecer estranho que qualquer pessoa seja atraída por um jogo assim, entretanto o Desafio da Baleia Azul já fez várias vítimas, inclusive no Brasil.

Diante disto e preocupados com a repercussão dos fatos em nosso município, a Rede de Proteção em reunião extraordinária elaborou um cronograma de atividades a serem desenvolvidas junto aos adolescentes (público-alvo), tanto da Rede Municipal quanto Estadual de ensino. Estas atividades consistem em rodas de conversas realizadas pelos profissionais do CRAS (Profissional de Educação Física Júnior Pereira da Silva e Valéria de Oliveira Maroli – Educadora Social) – CREAS (Gislaine da Silva - Psicóloga) e Secretaria Municipal de Saúde (Psicólogas Francieli Butzen, Liliane Deuerling e Adelita Haro) em parceria com os demais membros que compõem a Rede de Proteção de Catanduvas, sendo esta, uma forma de oportunizar o diálogo entre a Rede e os adolescentes, com o objetivo maior de prevenir que “jogos” e atividades como estas atinjam a nossa população.

Da mesma forma, tendo em vista a dimensão e importância do tema na sociedade, estas Rodas de Conversa também serão realizadas junto aos pais dos alunos de todas as escolas municipais e estadual de acordo com cronograma pré-definido.

Para dar início às Rodas de Conversa direcionadas aos pais, na última quarta-feira (26) foi realizada no período noturno a primeira delas que objetivava a participação dos pais de alunos da EEB Irmã Wienfrida. Na ocasião, as falas foram conduzidas pela educadora social do CRAS, Sra. Valéria de Oliveira Maroli que apresentou o Desafio da Baleia Azul, sua origem e funcionamento. Em seguida, contando com a participação do Juiz de Direito, Excelentíssimo Sr. José Adilson Bittencourt Júnior que reforçou os aspectos jurídicos que envolvem o presente desafio, as formas de responsabilização dos cybercriminosos, bem como reiterou sobre a disponibilidade da Rede de Proteção e do próprio Poder Judiciário em atender as demandas surgidas deste contexto. Para finalizar a noite, a psicóloga do CREAS, Sra. Gislaine da Silva, abordou os múltiplos fatores que podem desencadear o interesse dos jovens em participar de desafios perigosos como o Desafio da Baleia Azul, reforçando a extrema importância da participação dos pais na vida dos filhos, na orientação e atenção disponibilizadas para que estas e outras ameaças permaneçam longe das nossas crianças e adolescentes.

Ao longo desta e da próxima semana, nos mesmos moldes, as rodas de conversa ocorrerão nas Escolas Alfredo Gomes, Augustinho Marcon e Vitoldo Czech.

Antes mesmo da conclusão desta campanha, a avaliação realizada pelos profissionais participantes já é positiva tendo em vista a receptividade do assunto e procura de auxílio despertada a partir das abordagens, reforçando que temas tidos como Tabu em nossa sociedade devem ser abordados e trabalhados para que a partir do conhecimento consigamos reverter casos já identificados e prevenir a existência de outros. 

Assessoria