Fortes rajadas de vento causam estragos e deixam residências destelhadas em Catanduvas

Moradores do Loteamento Morada do Sol foram os mais atingidos


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A Capital do Chimarrão foi atingida por fortes ventos na madrugada desta quarta-feira (26).

O Bairro Morada do Sol foi o mais atingido com destelhamento em 90% das residências, conforme moradores os momentos foram  de extremo caos, alguns conseguiram colocar lonas no telhado e até sobre móveis, para evitar que o estrago fosse ainda maior.

O vendaval teve início por volta das 2 horas da madrugada, e com intensidade poucas vezes registradas no município. Não houve feridos, apenas danos materiais e os moradores trabalham para consertar os estragos, já que a previsão indica sol com pancadas de chuva para o município.

No Loteamento Casagrande um reservatório de 100 mil litros de água que ainda não estava em funcionamento ficou destruído com a força do vento. Outras duas caixas de 25 mil litros de água foram arremessadas por alguns metros.              

                    

                                      Foto/Paulo Gonçalves    

O Coordenador regional da  Defesa Civil juntamente com a equipe do município de Catanduvas, está fazendo o levantamento nesta manhã, a informação que nos foi repassada pela defesa civil do município, é de que cerca de 50 casas  foram parcialmente destelhadas, e a estrada da Linha Banhado Grande está interdidata bem como a estrada que liga o "Coca", até o Begnini.

De acordo com a defesa civil  os moradores atingidos poderão se dirigir ao Corpo de Bombeiros onde receberão lonas para ajudar a prevenir, ressaltando que a previsão é de chuva no decorrer do dia, porém, sem ventos.

A Secretaria de Infraestrutura e Assistência Social, bem como toda equipe da defesa civil estão mobilizados e a disposição dos moradores com o objetivo de "sanar", os prejuízos causados pelo temporal.

Outros Bairros do município foram atingidos com menor intensidade, ocorrendo destelhamento em algumas residências no Bairro Cidade Jardim,Regina, Cardoso e Sayonara.Houve destelhamento na Escola Municipal Augustinho Marcon, mas, já está sendo resolvido e não deve atrapalhar o funcionamento escolar.

Outros Municípios de Santa Catarina

De acordo com o Diário Catarinense, um homem morreu, casas foram destelhadas e ruas foram interditadas após um forte vendaval na madrugada desta quarta-feira no Norte de Santa Catarina. O Litoral e o Vale do Itajaí foram as regiões mais atingidas. De acordo com a Defesa Civil, o temporal durou menos de uma hora, mas foi o suficiente para provocar destelhamentos e derrubar árvores. 

Em Joinville, foram registradas quedas de árvores e destelhamentos em várias regiões. Os casos mais graves ocorreram nos bairros Nova Brasília, Ulysses Guimarães, Quiriri e Paranaguamirim. As rajadas de vento chegaram a quase 60 km/h, conforme o coordenador da Defesa Civil, Márnio Luiz Pereira.

Um homem ainda não identificado morreu eletrocutado em Itajaí, no Litoral Norte, nesta manhã. Outras duas crianças também foram atingidas pela descarga elétrica e precisaram ser encaminhadas ao hospital. O estado de saúde das menores é grave, segundo a Defesa Civil de SC. O homem teria encostado na fiação da residência que também foi destelhada. 

Em Blumenau, ruas ficaram obstruídas por causa da queda de árvores, placas retorcidas e semáforos desligados pela falta de energia elétrica.De acordo com a Guarda Municipal de Trânsito foram vários pontos na cidade com bloqueios na pista. 

Veja alguns registros feitos no Morada do Sol pelo Catanduvas Online nesta manhã: