Projeto para comunidades rurais digitais é implantado em Catanduvas - SC

O projeto vai garantir cobertura em mais de 90% do município.


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


O Projeto Piloto em Comunidades Rurais Digitais, que visa disponibilizar acesso gratuito a internet e telefonia no meio rural, implantado em Catanduvas, está se tornando realidade. Depois de instaladas as antenas repetidoras, o projeto avança para as últimas etapas, devendo ser lançado nos próximos meses. Trata-se de uma iniciativa pioneira do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pesca com o Programa SC Rural, e que beneficia outros dez municípios catarinenses.

Nesta terça-feira, dia 17 de Janeiro, visitaram a Prefeitura de Catanduvas, para acompanhar o andamento do Projeto, e verificar a fase em que se encontra, o gerente de tecnologia da informática da Secretaria de Estado da Agricultura, Fabio Luiz Ferri, e o consultor técnico do gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura, Marcos Vinicius Vanzin que foram recepcionados pelo Prefeito Dorival Ribeiro dos Santos.

Durante o encontro, foi informada a situação atual e os passos que devem ser dados para concluir o projeto e efetivamente beneficiar a comunidade Catanduvense. Para viabilizar o acesso, o projeto contou com a implantação de uma torre, localizada na prefeitura e outras duas torres repetidoras que se localizam na Linha Vera Cruz e outra na Linha Pedra Lisa, garantindo cobertura em mais de 90% do município.

É importante salientar que este projeto iniciou na gestão anterior, mas que estará sendo concluído nesta gestão. Os projetos que beneficiam a população catanduvense deverão ter continuidade e buscaremos conclui-los.Também é preciso reconhecer o empenho dos funcionários que de tantas formas ajudaram na realização desta conquista.

Além de Catanduvas, o projeto atenderá os municípios de Ipuaçu, Pinheiro Preto, Bom Retiro, Major Vieira, Trombudo Central, Botuverá, Bocaina do Sul, Pedras Grandes, Tigrinhos e Anitápolis, em um investimento de R$ 5,5 milhões do Programa SC Rural. Os projetos mais adiantados e em fase conclusão estão Catanduvas e Pinheiro Preto. Durante 24 meses, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria da Agricultura e da Pesca. Após esse período, o município será responsável pelos custos.

Segundo o Prefeito Dorival Ribeiro dos Santos, este projeto è uma importante ferramenta ao homem do campo. “Uma iniciativa digna de reconhecimento. O acesso a internet aos nossos agricultores ajudará a todos e em muitas áreas, desde o acesso a pesquisas, comunicação e até ao produtor poder imprimir seu GTA – Guia de Transporte Animal, poupando assim tempo e melhorando a sua eficiência e produtividade. Enfim, serão muitas as possibilidades. É o futuro batendo na porta de nossas comunidades rurais Catanduvenses.

O gerente de tecnologia da informática da Secretaria de Estado da Agricultura, Fabio Luiz Ferri, evidenciou que o projeto segue em ritmo acelerado. Segundo ele, nos próximos dias já deve haver um posicionamento final, com uma conversa com a gestão municipal alinhando a forma de disponibilização desse sinal. Atualmente, a prefeitura já conta com um servidor e o mapeamento das áreas cobertas. Posteriormente um cadastro dos usuários deverá ser executado.

Assessoria