Colégio Águas Claras de Catanduvas realiza Solenidade de Inauguração

Ato contou com a presença do Conselheiro Estadual de Educação, Doutor Antônio Carlos Nunes


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


Na última sexta-feira, dia 11, o Colégio Águas Claras foi apresentado à Comunidade, numa solenidade que contou com a presença de autoridades, dos sócios, e do público geral, inclusive pais dos primeiros alunos que já optaram por se matricular na nova escola.

O evento foi aberto oficialmente com a apresentação dos Hinos Nacional e do Estado de Santa Catarina.

Em seu discurso, a atual Prefeitura de Catanduvas, Gisa Giacomin, agradeceu aos sócios pela iniciativa de oferecer à comunidade uma nova opção de ensino fundamental e médio e também da futura faculdade, que deve ter a aprovação pelo MEC ainda no ano de 2016. Isto, segundo Gisa, mostra o quanto Catanduvas está crescendo e quanto pode contribuir para o desenvolvimento regional, citando como beneficiários deste projeto também os estudantes dos municípios vizinhos.

Na sequência usou da palavra o Diretor Administrativo da Instituição, Professor João Silveira, que também é sócio e administrador do Colégio Cruz e Souza de Florianópolis. Ele deu ênfase ao papel fundamental que a educação exerce na sociedade e da importância do educador na evolução tecnológica e social do País.

O Mestre João Silveira destacou que o Colégio Águas Claras, sendo uma escola parceira do Cruz e Souza, contará com toda a experiência acumulada no ensino de qualidade e na gestão financeira para viabilizar o empreendimento em Catanduvas. Agradeceu aos sócios, pelo espírito empreendedor, e à comunidade, por ter aceito de braços abertos esta ideia.

                           

                                                                 Foto/Rambo Fotografias

Ao usar da palavra o Engenheiro Sérgio Bortolon homenageou os sócios da instituição, chamando-os à frente, para que o público conhecesse as pessoas da comunidade que estão contribuindo para a concretização do projeto da escola e da faculdade. Para mostrar também que não se trata de uma aventura, mas de um projeto bem elaborado e com um cronograma definido, que dá segurança aos futuros profissionais colaboradores da instituição e para os pais e estudantes que escolherem o Colégio Águas Claras para adquirir conhecimento.

Enalteceu Sérgio também o trabalho voluntário das pessoas que participaram da organização da escola até o estágio atual, desde a montagem dos móveis e equipamentos, a catalogação dos livros, a busca de currículos para o preenchimento do quadro de colaboradores, e até mesmo para organizar a solenidade de inauguração.

Resumiu este momento repetindo o refrão de uma música: Sonho que se sonha só, é um só um sonho, mas sonho que se sonha junto, é Realidade.

O sonho se transformou em realidade e no lugar onde funcionou antigamente uma serraria, vai acolher a partir de 2016 uma escola e uma faculdade. Este é o verdadeiro sentido da evolução.

Pedindo a benção de Deus, todos os presentes se uniram para rezar a oração do Pai Nosso.

Na continuidade, foram chamados para o descerramento da placa inaugural o Sócio do Colégio Águas Claras e também Conselheiro Estadual de Educação o educador Antônio Carlos Nunes, e a Prefeita Gisa Giacomin. E para cortar a fita inaugural, os Sócios João Silveira e Sérgio Bortolon, que foi acompanhado da esposa Suzana.

                            

                                                                 Foto/Rambo Fotografias

                            

                                                                Foto/Rambo Fotografias

Para falar sobre Educação e Cidadania, os presentes foram convidados a participarem de uma palestra na biblioteca, com o Conselheiro Estadual de Educação, Doutor Antônio Carlos Nunes. Com humildade, disse que se sente muito bem em ser chamado apenas de Professor Toninho, pois deixou a sua formação nata, Medicina, por amor à educação.

Segundo ele, a função da escola não deve ser apenas de ensinar, mas de complementar a educação do estudante, com noções indispensáveis de ética, empreendedorismo e cidadania, tendo como âncora a participação dos pais na construção da escola e do conhecimento.

A escola, segundo o Professor Toninho, precisa lembrar diariamente aos alunos sobre a importância dos Pais, verdadeiros cristais. Um cristal é forte, é bonito, é valioso, mas não pode ser quebrado, pois não se recupera como era antes. Portanto, a escola deve fortalecer o respeito das crianças e dos jovens aos pais. E todos devem trabalhar juntos para que a formação seja a mais benéfica para a construção de um País de economia mais avançada e justa para todos.

Agradeceu muito a presença de todos, se comprometeu a estender para o Colégio Águas Claras a sua experiência e também da equipe do Colégio Cruz e Souza, e disse ter certeza do quanto será exitoso este projeto em Catanduvas.

                            

                                                               Foto/Rambo Fotografias

Para marcar o encerramento houve uma queima de fogos e os presentes ainda se dirigiram à área de convivência da futura escola, onde puderam conversar descontraidamente, pais, alunos, autoridades, professores e sócios.

O clima da cerimônia foi de intensa alegria e otimismo.

                             

                                                                        Foto/Rambo Fotografias

ALGUMAS INFORMAÇÕES INICIAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:

Início das aulas a partir do dia 20 de fevereiro de 2017: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e Terceirão).

Período das aulas: matutino 07h25min às 11h55min, com reforço no período da tarde. Para o período da tarde a partir das 13h30min serão oferecidas, também, outras atividades para a ocupação dos alunos, as quais serão discutidas com eles mesmos e seus pais. A escola está em construção e todos irão participar juntos desta fase.

Matrícula: a escola já está aceitando matrículas, para tanto, dirigir-se à Av. Cel. Rupp, 2318, onde a D. Mariza estará atendendo os interessados. Informações pelo fone: (049) 3525-0859.

Material pedagógico: Pitágoras.

O calendário de atividades extras ainda está sendo elaborado, mas já foi confirmado para o primeiro semestre, possivelmente junho, a visita de estudantes atletas da Judson University, de Elgin, Estados Unidos. Eles irão conversar com nossos alunos sobre a importância do estudo, do conhecimento de uma segunda língua e da prática de esportes para os interessados em bolsas de estudo no exterior.

O calendário de atividades extracurriculares vai apostar na inovação, no despertar do jovem para uma realidade mais ampla de mundo e para fortalecer a família, mediante a participação assídua nos espaços que estamos criando para que todos possam se sentir bem.

Venha conhecer a nossa escola, e participar como pioneiro de um projeto de sucesso.

Fotos/Rambo Fotografias