Presidente do SETCCAR fala sobre situação que enfrenta o Transporte

Situação econômica e política pela qual atravessa o país interfere significativamente na economia da região


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


          O Sindicato das Empresas Transportadoras de Cargas de Catanduvas e Região com sede no município de Catanduvas tem importante papel no desenvolvimento deste segmento. A situação econômica e política pela qual atravessa o país interfere significativamente na economia da região, pois é de conhecimento de toda população as centenas de pessoas que o setor emprega somente em nossa cidade.

          Operando num segmento marginalizado pela economia com altos custos operacionais, com sistema viário precário e praticamente sem pontos de parada para caminhões, a união da classe a nível nacional é inexorável. Neste norte é que a atual diretoria do SETCCAR está em tratativas para ampliação da base territorial, bem como buscando a união e conscientização da classe em abrangência territorial, informou o atual Presidente do Sindicato Pedrinho Giacomin.

“A fim de lutar ativamente pela classe assumimos neste ano a presidência do SETCCAR, com o intuito de participar e contribuir com as opiniões que julgamos necessárias para as mudanças do setor. Atualmente as lutas vem tomando unidade em todas as entidades que representam o setor que opera uma frota superior a 1,5 milhão de caminhões e cria mais de 1 milhão de postos de trabalho, focando alterações na legislação que determinam a responsabilidade dos transportadores sobre as cargas, ajuste de seguros, sistema de contratação de fretes e melhoria contínua da legislação trabalhista nesse setor de características tão peculiares” , destacou o empresário. 

           Ainda, na última semana Giacomin participou da CONET/INTERSINDICAL em Bento Gonçalves-RS, onde estiveram reunidas todas as federações nacionais e cerca de 60 ( sessenta) sindicatos colhendo subsídios para propostas de mudanças nas políticas públicas e legislação que trata do setor. Neste encontro além das discussões os empresários do transporte tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões.

 “Assim, cremos ser de suma importância o fortalecimento das empresas transportadoras de nossa região, para assegurar a sobrevivência plena do setor, para que possamos retornar a operar com lucro, possibilitando a renovação da frota e remuneração justa aos nossos parceiros que encaram as maiores dificuldades, conduzindo a frota nacional em condições precárias das estradas, sem pontos de parada adequados e no tempo de espera para carga e descarga ainda desregrados”, concluiu o Presidente do SETCCAR Pedrinho Giacomin.

Na atual situação, a união da classe patronal e dos motoristas é vital para a operação de transporte em condições dignas de um país desenvolvido.