Secretaria de Saúde de Catanduvas faz alerta á População

Na região meio oeste já estão sendo investigados casos de suspeita de Influenza tipo H1N1


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) registrou vários casos confirmados de gripe pelo vírus Influenza em Santa Catarina. Na região meio oeste já estão sendo investigados casos de suspeita de Influenza tipo H1N1 com complicações (hospitalizados). O vírus é transmitido de pessoa a pessoa a partir das secreções respiratórias, principalmente por meio da tosse ou do espirro. “Ele pode, também, sobreviver por até 48 horas no ambiente, especialmente em superfícies tocadas frequentemente por várias pessoas, como corrimão, interruptores de luz, maçanetas, carrinhos de supermercado, entre outros”, alerta Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

A gripe pode evoluir em um grau de comprometimento da função respiratória que na maioria dos casos, leva à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da influenza do tipo A e B, ou por bactérias, fungos e outros agentes.

Os sintomas, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves e esta disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Cuidados preventivos:

-Lavar as mãos com água e sabão com frequência, ou usar álcool 70% ou álcool gel;

- Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão ou álcool 70%  assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço, nunca as mãos.

- Beber bastante líquido;

- Ter uma alimentação saudável;

- Manter os ambientes com ar limpo e puro (abrir as janelas para ventilar, mesmo com o frio) e manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;

 

Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=