Focos do mosquito da Dengue são encontrados em Catanduvas

A partir do dia 18 de abril a equipe de Vigilância Epidemiológica estará novamente nas áreas/locais onde foram encontrados os focos e possíveis criadouros


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A Prefeitura de Catanduvas divulgou na tarde desta quinta-feira (14) que a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas juntamente com as Equipes de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, encontraram 11 focos do mosquito e dois mosquitos adultos durante realização do mutirão de combate ao mosquito da dengue.

A grande preocupação neste momento é os focos do mosquito da dengue no Estado vem aumentando e os trabalhos precisam ser contínuos, pois, o único modo de evitar dengue é a eliminação do mosquito transmissor, ou seja, combatendo os acúmulos de água que são locais propícios para a criação deste mosquito.

A partir do dia 18 de abril a equipe de Vigilância Epidemiológica estará novamente nas áreas/locais onde foram encontrados os focos e possíveis criadouros para fazer a vistoria e o acompanhamento.

A providência a ser tomada pela equipe no caso de localizar irregularidades, será de lavrar o termo de responsabilidade ao proprietário/morador e posteriormente será emitida multa de acordo com a Lei Municipal Nº2.526 de 09 de março de 2016, que dispõe sobre o Programa de Combate e prevenção à dengue, Chikungunya e Zica.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda. Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo Mantenha lixeiras tampadas Deixe os depósitos para guardar água sempre vedado, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d´água Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água. Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana Mantenha ralos fechados e desentupidos Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana Retire a água acumulada em lajes Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya o Zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Catanduvas