Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica trabalham na prevenção da D

11 focos foram confirmados e multa será aplicada a proprietário infrator que não cuidar de seu imóvel


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A Secretária de Saúde de Catanduvas, junto com as Equipes de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Agentes de Saúde, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (17), para discutir o andamento dos trabalhos de prevenção à Dengue.

Conforme a Secretária de Saúde Elizete Cardoso da Silva, até o momento foram confirmados 11 focos do mosquito da Dengue (um mosquito adulto, capturado por um morador e levado  a Vigilância Epidemiológica, que encaminhou para analise, onde o resultado foi positivo para aedes aegypty).

 Foram encontrados 03 focos no Bairro Centro, (sendo 02 no cemitério municipal), e  08 focos  no Bairro Cidade Jardim .

De acordo com as agentes o trabalho tem sido intenso e 90% do território do município já foi verificado. Mas, o que compromete o trabalho é a falta de conscientização dos munícipes em resolver problemas encontrados em suas residências, e a dificuldade das Agentes em ter acesso em algumas casas preocupa, pois torna vulnerável á população e facilita o surgimento de novos focos no município.

“Infelizmente em alguns Bairros o problema não está sendo solucionado, por isso vamos ter que começar a aplicar a Lei, e cada proprietário de imóvel terá um prazo para resolver o problema encontrado. Transcorrido o prazo, caso não sejam tomadas as medidas necessárias, o proprietário será multado”, explicou a Secretária de Saúde Elizete.

A Lei à qual a secretária se refere é a Lei Municipal Nº 2.526, de 09 de março de 2016, que dispõe sobre o Programa de Combate e prevenção à dengue, Chikungunya e Zica Art.13, parágrafo 1, que diz:

§1º.Previamente à aplicação das multas estabelecidas neste artigo, o infrator será notificado para regularizar a situação no prazo de 48 horas, findo o qual estará sujeito à imposição da penalidade de multa, que poderá ser aplicada de forma cumulativa.

Para os principais problemas hoje encontrados no município, seguem algumas orientações:

*Aos que possuírem caixas d’ Água de amianto, para reservatório de água da chuva, o ideal seria a eliminação da mesma ou a retirada dela, colocando tela para vedar e tampa.

*Lonas que cobrem materiais de construção, areia ou lenha devem ser esticadas para que não acumulem água.

*Lonas jogadas nos quintais que não tenham utilidade devem ser eliminadas.

*Devem ser colocadas telas em ladrão de caixas d’água e ralo, até mesmo em ralos de banheiros quando este não estiver sendo utilizado.

*Pratos de plantas devem ser retirados ou completados com areia até a borda.

*Recipientes devem ser retirados de quintais para que em hipótese alguma possam acumular água.

*Calhas devem ser limpas e desentupidas, bem como compartimentos de geladeiras que acumulem água.

*Bromelhas, são criadouros naturais e devem ser eliminados.

A Secretaria de Saúde de Catanduvas manterá trabalho permanente de esclarecimento e orientação, sobre as formas de prevenir a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, através do setor de Vigilância, disponibilizando material educativo, bem como trabalho preventivo articulado com as escolas e os agentes comunitários de saúde.

Lembramos à população que a Atenção Básica é promoção e prevenção em saúde, e isso só é possível se cada um fizer sua parte.