Missa de Cinzas dá início a Quaresma e a Campanha da Fraternidade

Momento de penitência, purificação, de reflexão e renovação.


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


Nesta quarta-feira (10),  inicia-se a Quaresma, uma época de reflexão para os cristãos.A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.O número 40 é bem significativo dentro da fé católica. Moisés ficou no Sinai por 40 dias e 40 noites. O povo de Deus peregrinou por 40 anos no deserto em busca da Terra Prometida. Jesus ficou em jejum no deserto por 40 dias e 40 noites

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

O fiel que receber as cinzas durante a missa deve lembrar do ensinamento de “que és pó e ao pó voltarás, a quaresma é sobretudo um momento de penitência, de purificação, de reflexão e renovação. 

Em Catanduvas a Missa nesta quarta-feira de cinzas será na Igreja Matriz ás 19hs30 e presidida pelo Padre Valmor Ressmini que comemora hoje 31 anos de sacerdócio;14 deles dedicados a Páróquia São Sebastião de Catanduvas.

 

Foto/Pastoral Familiar