Escolas Estaduais definem nesta quinta e sexta-feira seus novos diretores

Em Catanduvas há dois candidatos proponentes a vaga e a escolha acontece nesta quinta-feira 26.


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A próxima quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, serão movimentadas nas 1.091 escolas estaduais. Pais, Membros profissionais da Comunidade Escolar e alunos irão às urnas para escolher o Plano de Gestão Escolar que definirá o rumo da escola durante os próximos 4 anos.O autor do Plano mais votado será o diretor da escola pelo período e terá que cumprir o que está no papel.

Na Escola Estadual Irmã Wienfrida de Catanduvas há 02 planos de Gestão Escolar, sendo, o Plano da professora Dilcéia Néris da Cruz Spuldaro e o Plano do Professor Marcelo Augusto de Conto. 

“O Plano de Gestão Escolar é documento fundamental no sentido de planejar a priori a gestão, de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola. Pela primeira vez depois de muitos anos teremos a seleção dos diretores por meio da escolha do Plano de Gestão Escolar. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas escolas e, para isso, contamos com o apoio e voto de toda comunidade escolar”, comenta o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio Plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos 4 anos na unidade escolar.

Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação nos dias 26 ou 27 de novembro, dependendo da definição da escola.

É importante destacar as condutas proíbidas descritas na PORTARIA N/ 39 - 13/10/2015 para a eleição que acontece nesta quinta e sexta-feira nas Escolas Estaduais de Santa Catarina, veja em: www.sed.sc.gov.br/secretaria/documentos/cat_view/409-plano-de-gestao-escolar/568-processo-2015

“Buscamos ao longo deste ano orientar e repessar todas as informações necessárias para chegarmos efetivamente à seleção do melhor Plano de Gestão Escolar para cada uma das unidades escolares. Mudamos, assim, a forma de gestão nas escolas da rede estadual, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa a serem desenvolvidas nos próximos anos”, destaca a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi.

A votação está estabelecida das 8h as 21h, sem interrupção ao meio-dia,  para votar é preciso estar munido de documentos pessoais.

 Pai, mãe ou responsável por aluno regularmente matriculado só poderá votar uma vez, ainda que tenham mais de um filho na escola. Essa indicação terá peso 2.

O autor do Plano de Gestão escolhido assume a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Estado de Santa Catarina



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=