Catanduvas e Luzerna recebem sessões de cinema nesta semana

Projeto Cinestória do Instituto Federal Catarinense encerra ações do semestre com duas produções nacionais


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


 O ano de 2015 marcou o início do Cinestória, projeto de extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna. Até o final do semestre, mais duas sessões de filmes estão marcadas para acontecer na região.

Nesta quarta-feira (25), o documentário catarinense “Terra Cabocla” (2015) será exibido em Catanduvas, através de uma parceria com o Rotary Club. A obra, que resgata aspectos da Guerra do Contestado, já foi exibida com sucesso em Joaçaba, no Teatro Alfredo Sigwalt. A exibição será no Clube Sharuc, a partir das 19h30. Após a sessão, haverá um debate com a presença de Vicente Telles, sobrinho-neto de ex-combatentes do Contestado, além da equipe do Cinestória.

Os ingressos já podem ser retirados mediante a entrega de 1 kg de alimento não-perecível nos seguintes pontos de Catanduvas: Irmãos Comassetto, Lojas Lunar, Sicredi, Sicoob, Supermercado São Luiz, Supermercado Ascoli e Rádio Catanduvas FM. É possível garantir o ingresso também em Luzerna, no Gabinete da Direção do IFC, até o meio-dia de terça-feira (24).

Já na sexta-feira, dia 27, o projeto apresenta no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, em Luzerna, o filme “Quanto vale ou é por quilo?”, do brasileiro Sergio Bianchi. O longa trata da exploração da miséria pelo marketing social, entre outros aspectos. A entrada é gratuita.

O Cinestória teve início no mês de maio. Ao longo do ano, oito filmes nacionais e estrangeiros foram exibidos em sessões gratuitas. Trabalhando com temáticas que abordam questões sociais e históricas, todos os encontros foram seguidos por debates com os professores do próprio IFC, criando um novo espaço de diálogo sobre história, cultura e sociedade. Para a coordenadora do projeto, professora Isabel Cristina Hentz, a iniciativa cumpriu os objetivos inicialmente propostos. “Fizemos diversas exibições públicas e gratuitas e tivemos a participação de muitos estudantes e professores de Luzerna, não só do IFC, mas também de outras escolas”, comenta.

A professora destaca como ponto alto do projeto a exibição do documentário “Terra Cabocla”, no Teatro Alfredo Sigwalt, que contou com a presença dos diretores do documentário e do professor Paulo Pinheiro Machado, importante pesquisador sobre a Guerra do Contestado. “Estimamos que o documentário foi assistido por mais de 300 pessoas, muitas da comunidade externa ao IFC, tornando a exibição um importante momento de reflexão sobre a questão do Contestado e seus desdobramentos ainda atuais na região”, fala Isabel. “Além disso, foi também importante para tornar o IFC Luzerna reconhecido por sua atuação nos campos cultural e social.”

IFC/Luzerna



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/