Em Catanduvas Secretaria de Saúde desenvolve atividades do Novembro Azul

Dia 25 haverá o Momento Saúde e dia 27 o Dia "D" da saúde do homem.


Por Catanduvas Online

30/11/-0001 00:00



img


A secretaria de Saúde de Catanduvas está desenvolvendo durante todo este mês, uma série de atividades e ações em alusão ao Novembro Azul. “É uma maneira de conscientizar e prevenir as doenças masculinas, além de melhorar a qualidade de vida dos homens”, salientou a Diretora de Saúde Emília Bortolini.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SUB), o Câncer de Próstata é ainda mais incidente que o Câncer de Mama das Mulheres, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e, portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor é um desafio que atravessa gerações e a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos. 

No dia 25/11 Quarta-feira, haverá uma programação do Momento Saúde na Catanduvas FM das 11:00h as 12:00h, com a participação da Secretária de Saúde Elizete Cardoso da Silva, Dr. Arioldo Paz Padilha (ESF Central), Dr. Leonardo Padilha (ESF Sayonara) e Dra. Patrícia Wastner (ESF Sebaldo Kunz). Será um espaço aberto e interativo com os ouvintes para perguntas e respostas sobre a saúde do homem.

No dia 27/11 Sexta-feira, haverá no ESF o Dia “D” da Saúde do Homem.

  • Pedido de exames para homens a partir dos 40 anos;
  • Verificação do esquema vacinal;
  • Verificação de PA.

A diretora de Saúde reforça o convite para que todos os homens compareçam a unidade de saúde munidos do Cartão Nacional do SUS, RG e Cartão de Vacinas, das 07h e 30 min as 11h e 30 min e das 13:00h as 17:00h.

Os homens que não participarem desta campanha, mas desejem fazer suas consultas de rotina devem procurar a Unidade Básica de Saúde, mais próxima de sua casa e lá receberão todas as orientações necessárias.

Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de toque.

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=