Últimas horas para inscrições no curso sobre bem-estar e relações no ambiente de trabalho do SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está com inscrições abertas até esta quinta-feira, 22 de outubro, para o curso “Bem-estar das Equipes do SUS: cuidando das relações e do ambiente de trabalho”. Gratuita e realizada na modalidade de ensino a distância (EAD), a capacitação é destinada a profissionais de enfermagem e gestores de unidades de saúde.
O objetivo é fortalecer as relações profissionais, promover ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos e oferecer ferramentas para enfrentar os desafios da rotina nos serviços de saúde.
O curso será realizado de 24 de outubro a 22 de novembro de 2026, com carga horária de 12 horas. As atividades estarão disponíveis na plataforma ESPSC Virtual. O conteúdo está organizado em dois módulos: o Linha de Frente é destinado aos profissionais de enfermagem, e o Lideranças é voltado aos gestores de unidades de saúde.
A formação abordará conceitos e estratégias práticas para prevenir o esgotamento profissional, lidar com a pressão diária e fortalecer a colaboração entre os trabalhadores. Também serão discutidas formas de construir equipes mais inclusivas e respeitosas, além dos impactos das mudanças climáticas na saúde dos profissionais.
A capacitação é promovida pela SES, por meio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a SYNERGOS e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
A iniciativa busca contribuir para a qualidade das relações no ambiente de trabalho e para o bem-estar dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo a importância de equipes fortalecidas para a prestação de um atendimento cada vez mais qualificado à população.
Assesoria.

Últimas notícias
Encontro entre a vice-governadora de SC e o embaixador da Áustria no Brasil aborda parcerias e instalação de Consulado Honorário em Florianópolis
Pela primeira vez na história, Educação catarinense terá administradores e analistas para apoiar escolas e qualificar o ensino em todas as regiões
Governo de SC promove aulões preparatórios do Enem para mais de 11 mil estudantes da rede estadual