Operação do GAECO investiga falsas ameaças virtuais em Piratuba
Mandados de busca e apreensão cumpridos em Minas Gerais e São Paulo nesta quinta-feira (1) miram dois adolescentes suspeitos de criar perfis falsos para realizar ameaças virtuais e induzir ações policiais contra inocentes, prática conhecida como "swatting". A ação faz parte de uma operação deflagrada pelo GAECO do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Piratuba.
A investigação teve início após o registro de ameaças que motivaram diligências na região de Piratuba, contando com atuação da 1ª Promotoria da Comarca de Capinzal e suporte do CyberGAECO. Os elementos reunidos indicam que os jovens utilizavam as contas falsas para atribuir a autoria dos crimes a terceiros, provocando a mobilização das forças de segurança contra as vítimas em municípios catarinenses e de outros estados.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes apreenderam dispositivos eletrônicos que serão submetidos à análise pericial para aprofundar o caso e esclarecer a extensão dos fatos.
A operação contou com o apoio do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil catarinense (CyberLab), do GAECIBER do Ministério Público de Minas Gerais, além do Cyber GAECO e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A investigação tramita sob sigilo.
Caco da Rosa

Últimas notícias
Vereadores pedem informações sobre pagamentos de projetos culturais da PNAB em Catanduvas
Como será o tempo em outubro? Inmet prevê até 200 mm de chuva acima da média e calor em grande parte do Brasil
Corpo é encontrado boiando no Rio do Peixe em Joaçaba
Polícia Federal apreende R$ 500 mil em espécie com deputado estadual em SC
Governo de Santa Catarina decreta luto oficial após a morte do cantor Rick em solo catarinense