Anvisa proíbe mais de 500 cosméticos e acende alerta sobre risco de câncer e infertilidade


Por Catanduvas Online

27/03/2026 09:43



img


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o cancelamento do registro de mais de 500 produtos cosméticos que contêm substâncias consideradas prejudiciais à saúde. A medida envolve itens utilizados principalmente em esmaltes e alongamentos em gel que utilizam secagem em cabines UV/LED.

 

A decisão tem como base a Resolução RDC nº 995/2025, publicada em outubro do ano passado. Na ocasião, a agência já havia proibido o uso das substâncias TPO (óxido de difenil fosfina) e DMPT, estabelecendo um prazo de 90 dias para que os produtos fossem retirados do mercado. Com o fim desse período, os registros foram cancelados e os itens devem ser recolhidos.

 

Segundo a Anvisa, a proibição busca proteger a saúde de consumidores e, principalmente, de profissionais que atuam com esses materiais. Estudos internacionais apontam que o DMPT pode estar associado ao desenvolvimento de câncer em humanos, enquanto o TPO apresenta risco à fertilidade, sendo considerado tóxico para a reprodução.

 

Com a medida, o Brasil passa a adotar o mesmo padrão de segurança aplicado pela União Europeia, que também já havia restringido o uso dessas substâncias.

 

A partir de agora, fica proibida a comercialização e o uso de qualquer produto cosmético que contenha TPO ou DMPT no país.

 


ACADEMIA ?>

 

Fonte: Oeste Mais