Anvisa aprova novo medicamento para epilepsia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Xcopri (cenobamato), indicado para o tratamento de crises focais em adultos com Epilepsia que continuam apresentando convulsões mesmo após o uso de pelo menos dois tratamentos diferentes. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (9).
A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por crises repetidas causadas por alterações na atividade elétrica do cérebro. Além das convulsões, a condição pode aumentar o risco de acidentes, morte súbita e provocar impactos na saúde mental, como ansiedade e depressão, além de dificuldades na vida social e no trabalho.
Segundo dados citados pela Anvisa, cerca de 30% dos pacientes não apresentam resposta adequada aos tratamentos disponíveis e continuam tendo crises.
Resultados dos estudos
Estudos clínicos indicaram que o princípio ativo cenobamato apresentou redução significativa na frequência das crises. Entre os pacientes que utilizaram dose diária de 100 mg, cerca de 40% tiveram diminuição de pelo menos 50% nas crises. Já entre os que receberam 400 mg por dia, esse índice chegou a 64%. No grupo que utilizou placebo, a redução foi de 26%.
O medicamento não é indicado para pessoas com síndrome do QT curto familiar, uma condição genética rara associada a arritmias cardíacas.
Disponibilidade
Apesar da aprovação do registro, o medicamento só poderá ser comercializado após a definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
A eventual oferta do remédio pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dependerá ainda da análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e de decisão final do Ministério da Saúde.
Fonte: Oeste Mais

Últimas notícias
Oeste de SC terá dias de sol e calor no fim de semana; chuva deve ser isolada
Novos laboratórios de pesquisa são inaugurados na UFFS, em Chapecó
Anvisa alerta para riscos do uso inadequado de preenchedores estéticos
WhatsApp terá controle parental para contas de menores de 13 anos
Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados nesta quinta-feira