Frente fria provoca temporais intensos e mantém tempo instável em Santa Catarina até domingo
A atuação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina entre sexta-feira (13) e domingo (15), com previsão de temporais intensos, chuva volumosa em curto período de tempo, rajadas fortes de vento e possibilidade de granizo em diversas regiões do estado.
Sexta-feira (13)
A sexta começa com sol e aumento de nuvens em todo o estado. A partir do fim da manhã e principalmente durante a tarde, a instabilidade ganha força, provocando temporais intensos associados a chuva forte, raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados.
As temperaturas seguem elevadas, com sensação de ar abafado e máximas entre 30°C e 35°C. No fim do dia, os termômetros tendem a cair com a chegada das instabilidades. O vento sopra de nordeste/noroeste, passando a sul, com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais.
O cenário é provocado pelo deslocamento de uma frente fria pelo estado.
Sábado (14)
No sábado, o tempo permanece instável, com predomínio de nuvens e condições de chuva em todas as regiões, especialmente do Planalto ao Litoral. A chuva deve ser mais persistente e intensa na região da Grande Florianópolis, principalmente durante a noite.
A partir da tarde, há risco de temporais isolados em todo o estado. As temperaturas ficam mais amenas, variando entre 22°C e 28°C na maioria das áreas.
Os ventos sopram de sul a sudeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas mais intensas no Litoral. A frente fria se afasta de Santa Catarina, enquanto uma área de baixa pressão — um ciclone — começa a se formar próximo à costa.
Domingo (15)
No domingo, a nebulosidade segue variável em todo o estado, com tempo mais fechado no Litoral e regiões próximas. Há previsão de chuva a qualquer hora, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Sul durante a madrugada, devido à influência do sistema de baixa pressão próximo à costa, que se afasta ao longo do dia.
Mesmo com o afastamento do ciclone, permanece a condição de temporais isolados a partir da tarde em diferentes regiões catarinenses.
As temperaturas máximas variam entre 24°C e 30°C, e os ventos sopram de sul a nordeste, com intensidade fraca a moderada.
A recomendação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção durante os períodos de temporais, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos e enxurradas.
Fonte: Epagri Ciram

Últimas notÃcias
Homem que matou a advogada Karize é condenado a mais de 31 anos de prisão em julgamento de quase 15 horas de duração
Incêndio atinge cerca de 20 veÃculos em pátio de apreendidos em Lebon Régis
PRF apreende 24 quilos de cocaÃna e 11 quilos de haxixe escondidos em carreta na BR-282, em Xanxerê
Motorista fica ferido após colisão traseira entre dois caminhões na BR-282
Horário eleitoral gratuito começa no rádio e na televisão; veja horários e até quando vai