Santa Catarina abre inscrições para campanha de recolhimento de pneus inservíveis
O Governo de Santa Catarina inicia nesta segunda-feira (9) o período de inscrições para a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD).
As inscrições seguem abertas até o dia 13 de março, e os municípios catarinenses interessados em participar da campanha no primeiro semestre de 2026 devem seguir o cronograma e o passo a passo disponíveis no site oficial da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE):
A campanha tem como objetivo contribuir para a redução de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Pneus descartados de forma inadequada, especialmente com acúmulo de água, tornam-se potenciais criadouros do mosquito. Além disso, a ação garante a destinação ambientalmente adequada do material, fortalecendo a política de logística reversa e a proteção ao meio ambiente.
Segundo o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino, Cícero Luís Brasil, a participação dos municípios é fundamental para ampliar o alcance das ações de prevenção. “Os municípios interessados podem realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido no cronograma oficial da campanha. A participação permite organizar o recolhimento e a destinação correta dos pneus inservíveis, ampliando as ações de prevenção em todo o território catarinense”, explica.
O diretor de Vigilância Epidemiológica, João Fuck, destaca que a campanha já é uma ação consolidada no estado. “O objetivo é ajudar na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Sabemos que os pneus são potenciais criadouros do mosquito e dar o destino correto a esse material é fundamental. A cada edição conseguimos um engajamento maior dos municípios”, afirma.
A campanha é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, o IMA, por meio do Programa Penso, Logo Destino, a Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis, e a empresa Xibiu, responsável pela coleta do material.
FONTE: Agência de Notícias SECOM

Últimas notícias
Santa Catarina inicia distribuição de vacinas contra a dengue a profissionais de saúde
Temporais na quarta e tempo estável a partir de quinta-feira
Motorista de carreta que causou acidente com vários veículos em Chapecó é indiciado
Homem se fere durante treinamento em clube de tiro em Ponte Serrada
Polícia Civil prende três suspeitos por morte de casal em Água Doce