Xanxerê registra novos casos de chikungunya e dengue; Vigilância intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
A Secretaria de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta semana o registro de novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Conforme as informações, uma mãe e seu filho foram diagnosticados com arboviroses distintas e residem na mesma casa, na Linha Serrinha, interior do município.
A mulher, de 33 anos, foi diagnosticada com chikungunya após apresentar sintomas a partir do dia 26 de janeiro. Já o filho, de oito anos, começou a manifestar sintomas no dia 28 de janeiro e teve confirmação de dengue. Ambos realizaram exames e receberam acompanhamento médico das equipes de saúde do município, apresentando melhora no quadro clínico nos últimos dias.
Com a confirmação, este passa a ser o quinto caso de chikungunya registrado em Xanxerê desde o início do ano. Já o caso de dengue é o primeiro confirmado no município em 2026. Atualmente, Xanxerê contabiliza 59 focos do mosquito Aedes aegypti.
Diante da situação, a Vigilância Epidemiológica reforçou a atenção para a região onde os casos foram identificados, com o objetivo de conter a proliferação das arboviroses. Nesta quinta-feira (5), agentes de endemias realizam vistorias no local, com a identificação de possíveis focos do mosquito, orientação aos moradores, limpeza de áreas críticas e aplicação de larvicidas.
No final da tarde, período em que o mosquito apresenta maior atividade, será realizada a aplicação de inseticida nas residências e espaços da região, visando eliminar mosquitos contaminados.
As equipes de saúde também reforçam a importância da colaboração da população no combate ao Aedes aegypti. Entre as principais orientações estão manter caixas d’água devidamente tampadas, descartar corretamente objetos que possam acumular água, como pneus e garrafas plásticas, além de verificar o escoamento adequado de calhas e lajes.
Fonte: Canal Ideal

Últimas notícias
Avião faz pouso de emergência após pane no motor em SC
Crystal recolhe lote de água mineral após detecção de bactéria em análise da Vigilância Sanitária
Operação Corpus Christi começa nesta quarta nas rodovias estaduais de SC
Dom Mário Marquez celebra 20 anos de nomeação episcopal
Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras a partir desta segunda-feira