Caso de desvio em Joaçaba: TCE identifica rombo de R$ 1 milhão e determina afastamento de servidor
Auditoria flagrou recursos do ICMS sendo transferidos diretamente para a conta de um funcionário; inconsistências foram detectadas em 2024 e 2025
Uma investigação do Tribunal de Contas de Santa Catarina expôs um grave esquema de desvio de recursos na Prefeitura de Joaçaba, resultando no afastamento cautelar de um servidor suspeito de desviar ao menos R$ 1,07 milhão dos cofres públicos.
A fraude foi descoberta após uma auditoria presencial realizada por quatro auditores fiscais em Joaçaba. Segundo o relatório, o esquema envolvia a subtração de recursos da cota-parte do ICMS do município durante os anos de 2024 e 2025.
Como funcionava o esquema
De acordo com o conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi, os registros contábeis da prefeitura tinham uma “aparência adequada”, mas escondiam falhas graves na conciliação bancária. Ao confrontar os dados do município com a movimentação real do banco, o TCE descobriu que receitas de impostos eram ocultadas e os valores transferidos diretamente para a conta pessoal do servidor investigado.
Próximos passos
Além do afastamento imediato, a decisão cautelar determina a audiência de todos os envolvidos e de seus respectivos gestores. A auditoria continua para apurar se o montante desviado pode ser ainda maior ou se houve a participação de outras pessoas no esquema.
Até o momento, a defesa do servidor não se manifestou. A Prefeitura de Joaçaba reiterou, em nota anterior, que está colaborando com todas as informações necessárias para o encerramento do relatório.
Fonte: Eder Luiz Notícias

Últimas notícias
Acidente grave na BR-153 em Irani
Empresários de Goiás investem R$ 25 milhões em complexo de aviários em Vargem Bonita
Frente fria traz chuva e risco de temporais isolados a SC; veja a previsão
Operação Corpus Christi registra 131 acidentes e seis mortes no feriadão nas rodovias federais de SC
Avião faz pouso de emergência após pane no motor em SC