Programa Novos Caminhos certifica jovens do Oeste de SC e reforça preparação para a vida adulta
Jovens que vivem ou viveram em serviços de acolhimento no Oeste de Santa Catarina receberam, na última semana de novembro, os certificados de conclusão das atividades do Programa Novos Caminhos, iniciativa do Tribunal de Justiça que oferece capacitação e apoio à inserção no mercado de trabalho. O programa tem como objetivo auxiliar adolescentes em situação de acolhimento na transição para a vida adulta, especialmente ao completarem 18 anos e deixarem as instituições.
A primeira cerimônia ocorreu na terça-feira (25), em Chapecó, regional onde o programa foi implantado pela primeira vez, em 2013. O evento homenageou 70 adolescentes atendidos por comarcas da região e contou com a participação de voluntários, representantes do Judiciário e convidados. Durante a solenidade, foram destacadas a dedicação dos jovens e a atuação dos voluntários que acompanharam o grupo ao longo do ano.
A programação incluiu depoimentos de participantes, como a jovem Kauane Pereira Fleck, de 19 anos, que relatou sua experiência no programa e o impacto positivo em sua vida pessoal e profissional. Também foram reconhecidas empresas parceiras que ofereceram vagas de Jovem Aprendiz, estágios e contratações, além de entidades e cidadãos que contribuíram com ações e doações.
Na quarta-feira (26), foi a vez da regional do Extremo-Oeste realizar sua cerimônia, em São Miguel do Oeste. Ao todo, 32 jovens foram certificados, em evento que reuniu autoridades, equipes técnicas e empresas apoiadoras. Representantes do Tribunal de Justiça e da FIESC ressaltaram a importância da iniciativa para a construção de autonomia, inclusão social e oportunidades profissionais.
O ciclo de formaturas encerrou-se na quinta-feira (27), no SENAI de Concórdia, reunindo 33 jovens dos serviços de acolhimento do Alto Uruguai. Magistrados e representantes de entidades parceiras destacaram o papel da formação e das relações de apoio no desenvolvimento dos participantes, além de incentivarem a continuidade dos estudos.
Sobre o Programa Novos Caminhos
Criado em 2013 pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos atua em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Industrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SENAI e SESI. Também integram a iniciativa entidades como OAB/SC, MPSC, Fecomércio, ACM, FESAG, FAESC/SENAR e CIEE/SC.
O programa oferece capacitação, formação profissional, acompanhamento e apoio à empregabilidade de adolescentes que estão ou estiveram em serviços de acolhimento. A atuação é estruturada em quatro eixos: educação básica e profissional, vida saudável, empregabilidade e parcerias para ampliação de ações. A iniciativa é considerada referência nacional e tem recomendações do Conselho Nacional de Justiça para replicação em outros estados.
Fonte: TJSC

Últimas notícias
Quarta-feira (03) o tempo firme volta a predominar no Grande Oeste
Desembargador e líder de categoria anunciam paralisação de caminhoneiros
PF realiza operação em Água Doce contra esquema de contrabando de gado
Saída de pista seguida de capotamento deixa mulher ferida na SC-150, em Água Doce
Motociclista fica gravemente ferido em colisão na BR-282, em Catanduvas