DETRAN alerta para golpes via mensagens de celular e e-mail em Santa Catarina
O Detran de Santa Catarina emitiu um alerta sobre golpes que usam o nome do órgão para enganar motoristas com mensagens falsas sobre suspensão da CNH. Os criminosos enviam SMS, e-mails ou mensagens de WhatsApp com links falsos para roubar dados pessoais. O Detran/SC reforça que não envia notificações desse tipo por aplicativos ou e-mail — apenas pelos canais oficiais. A orientação é não clicar em links suspeitos, não compartilhar informações e registrar boletim de ocorrência em caso de prejuízo.
O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) alerta a população sobre golpes aplicados por criminosos que enviam mensagens de celular e e-mails falsos, informando supostas suspensões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os golpistas usam o nome do órgão para enganar os cidadãos, induzindo-os a clicar em links falsos ou a fornecer dados pessoais.
O Detran/SC reforça que não envia avisos de suspensão, multas, pontuação ou qualquer tipo de cobrança por SMS, mensagens de aplicativos como WhatsApp ou e-mails com links para atualização de dados. O órgão realiza o contato oficial apenas pelos canais institucionais e, quando necessário, por correspondência física.
Para consultar a situação da CNH, o cidadão deve acessar exclusivamente os canais oficiais:
- Site do Detran/SC: www.detran.sc.gov.br
- Aplicativo GOV.BR (na aba “Carteira Digital de Trânsito”)
- Detran Digital: https://servicos.detran.sc.gov.br/login
- Agências e Pontos do Detran/SC
Portanto, caso receba mensagens suspeitas, evite clicar em links, não compartilhe informações pessoais e não realize pagamentos. Além disso, denuncie perfis ou números suspeitos e, em caso de perda de dados ou prejuízo financeiro, registre boletim de ocorrência.
“A segurança da informação é uma prioridade. É fundamental que a população esteja sempre atenta e utilize somente as plataformas oficiais do Detran/SC. Golpes que exploram a imagem de instituições públicas têm sido cada vez mais frequentes, e a prevenção é o melhor caminho”, reforça o presidente do Detran/SC, coronel Cristiano Medeiros.
O Detran/SC monitora continuamente esses casos e atua em parceria com órgãos de segurança para impedir e combater esse tipo de crime.
Fonte: ATUAL FM

Últimas notícias
Santa Catarina inicia distribuição de vacinas contra a dengue a profissionais de saúde
Temporais na quarta e tempo estável a partir de quinta-feira
Motorista de carreta que causou acidente com vários veículos em Chapecó é indiciado
Homem se fere durante treinamento em clube de tiro em Ponte Serrada
Polícia Civil prende três suspeitos por morte de casal em Água Doce