Pela primeira vez, uma mulher assume comando de batalhão de bombeiros no Oeste de SC

Tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco comandará o 14º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê


Por Catanduvas Online

21/06/2022 17:11



img


A manhã desta terça-feira (21) foi especial para Gauana Elis Pozzan Ecco. A tenente-coronel foi a primeira mulher a assumir o comando do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.

 

O Tenente-Coronel Marco Antônio Eidt deixa o comando após 18 meses no cargo. A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral, coronel Marcos Aurélio Barcelos.

 

Antes de assumir o cargo, Elis estava na função de Subcomandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó. Ela ingressou no CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar) no ano de 2006. Ao se formar, em 2009, retornou para Chapecó e permaneceu até 2011.

 

Quando fez o concurso, haviam apenas duas vagas para mulheres e uma delas foi assumida por Elis que na época cursava Engenharia de Alimentos. Após fazer o curso, ela se formou no curso de oficiais em 2009.

 

“Nunca passou pela minha cabeça ser bombeiro militar. Foi uma questão de oportunidade quando apareceu o concurso. Hoje é motivo de muito orgulho em fazer parte. Sou muito feliz e honrada por isso”, afirma.

 

De 2011 ao começo de 2017 trabalhou em Florianópolis, no 1º BBM, com sede na Capital e na Casa Militar do governo do Estado. Em 2017 voltou a trabalhar no 6º BBM, atuando como comandante da 1ª Companhia do 6ºBBM e como gestora de Segurança Contra Incêndios.

 


OPTICA ?>

 

Um novo desafio

 

Gauana Elis Pozzan Ecco é natural de Caxambu do Sul e formada em Gestão Pública. Casada com o capitão Leonardo Ecco, que também faz parte do quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de SC, ambos dividem o amor pelo trabalho militar.

 


OPTICA ?>

 

ND MAIS



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=