Catanduvas firma parceria para desenvolvimento do turismo sustentável


Por Catanduvas Online

22/03/2022 18:01



img


No próximo dia 16 de março, a cidade de Catanduvas completará 59 anos de emancipação político-administrativa. E, como forma de celebrar essa data, a prefeitura municipal firmou uma parceria visando desenvolver a prática de turismo sustentável nos próximos anos. Os projetos, e o que será feito, ainda estão sendo discutidos em reuniões entre as partes envolvidas. 

 

O contratado celebrado é com o Grupo Eco & Eco, empresa brasileira reconhecida no mercado como pioneira em desenvolver projetos e implantar estruturas inovadoras em áreas ambientais e que atua há mais de 20 anos com mais de 174 projetos implantados por todo Brasil. O acordo prevê a realização de estudos e divulgação do potencial turístico do município. Além de subsidiar um setor de comunicação, elaborar plano de mídia e canais de marketing digital. 

 

“Durante as nossas conversas com a cidade, podemos observar que Catanduvas possui um enorme potencial para a prática de turismo sustentável. Porém, o município ainda não possui produtos turísticos consolidados, e é baseado nisso que iremos trabalhar. Queremos implementar novas atividades para implantar a conscientização turística com a comunidade”, disse Wilson Miguel, gestor de projetos de inovação do grupo. 

 

O projeto contará com a contratação de um gestor trainee para dar sequência aos trabalhos turísticos no município. Além da formação de um grupo de Estudos e Trabalhos Turísticos (GETT) atuante, serão realizados encontros mensais com o setor privado para apontar caminhos e estratégias para melhoria estrutural de equipamentos e produtos turísticos. 

 

Os recursos, que serão futuramente investidos no projeto, serão captados via Ministério do Turismo e lei de incentivos que podem ser remunerados após a captação. Além disso, será organizado um sistema de gestão para cadastrar propostas em fontes de convênios públicos e privados. 

 

O programa visa a realização do inventário de turismo, usando todas as ferramentas necessárias para manter o município no Mapa do Turismo. Todas as propostas serão produzidas através do sistema participativo de gestão e terão a mobilização social dos munícipes. 

 

“A parceria se fundamenta no potencial que a Capital Catarinense do Chimarrão já apresenta, e na capacidade de projetar Catanduvas para o futuro, mantendo suas peculiaridades e identidade cultural. O turismo contribuirá tanto economicamente quanto humanamente”, disse Luciane Hack, responsável pelo departamento de Cultura da cidade.   

 

Ao encerramento da execução dos trabalhos de pesquisa, será apresentado os diagnósticos de avaliação, relatórios, índices e indicadores que apontem os avanços do turismo no município. Após esses processos, serão indicadas as ações para evolução permanente do setor. 

 


MEPITA ?>

 

Assessoria