Calorão em Santa Catarina tem data para acabar

Com máximas próximas a 40°C e sensação térmica de 52°C


Por Catanduvas Online

21/01/2022 17:29



img


FOTO/CATANDUVASONLINE

 

Depois de uma semana de calorão e temperaturas acima da média para janeiro, os moradores de Santa Catarina se perguntam quando o tempo vai mudar.

 

Segundo as meteorologistas da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, a onda de calor tem data para terminar. No entanto, ao menos até a metade da próxima semana os termômetros devem seguir registrando valores altos em boa parte do Estado, com máximas de 33°C a 40°C.

 

Mas até lá o calor não dá trégua nem mesmo à noite, com mínimas que variam entre 22°C e 27°C na maior parte das regiões. Apesar do calor, a previsão é de pouca chuva.

 


MEPITA ?>

 

Cidades com as temperaturas mais altas

 

Nesta quinta-feira (20) os termômetros novamente registraram valor próximos a 40°C, com 39,3°C em Caibi e 38,9°C em Itapiranga, ambas no Oeste catarinense.

 

Segundo a Defesa Civil, nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do itajaí, as máximas passaram dos 33°C.

 

A sensação térmica é outro fator preocupante. Nesta quarta-feira (19), a elevação das temperaturas, combinadas à umidade relativa do ar mais alta, provocaram sensação térmica de 52°C em Criciúma, no Sul do Estado.

 

A previsão é que a temperatura comece a diminuir a partir da próxima quinta-feira (27). A mudança ocorre devido à passagem de uma frente fria no Sul do Brasil, que deve quebrar o bloqueio atmosférico que mantém a massa de ar quente em Santa Catarina.

 

ND+